Acontece na escola

Combate ao bullying tem a tecnologia como aliada



A tecnologia pode ajudar no combate ao bullying na escola?


São mais de 2 milhões de resultados na busca do google sobre o assunto.


O bullying é um ato caracterizado pela violência física e/ou psicológica, de forma intencional e continuada, de um indivíduo, ou grupo contra outro(s) indivíduo(s) ou grupo(s), sem motivo claro. No Brasil, a palavra “bullying” é utilizada principalmente em relação aos atos agressivos entre alunos e/ou grupos de alunos nas escolas. 


“Briguinhas de criança” na escola eram vistas como fatos isolados até pouco tempo atrás, mas hoje reconhecemos isso por bullying. Normalmente pais e escola não tomavam atitude nenhuma a respeito.


Atualmente, o bullying é reconhecido como problema crônico nas escolas, com sérias consequências, tanto para a vítima, quanto para agressores. Na semana do Dia Nacional de combate ao bullying e à violência na escola, trazemos a temática pra vocês.  


Mas como a tecnologia pode ajudar no combate a esse ato de intolerância que acontece também dentro das escolas? Nada melhor do que ver exemplo real para nos inspirar. Por isso trazemos hoje a experiência de uma escola pública, em São Paulo, que foi pauta da revista Nova Escola no ano passado.


Veja também “Bullying e o papel de todos no seu combate”.


Assista ao curta de animação “Que papo é esse: bullying”, produzido pela Fundação São Pedro e Prefeitura de São Paulo. O vídeo retrata o assunto de uma forma simples, pontuando suas causas e consequências.



A proposta é ter uma conversa franca com os alunos, criando um momento de diálogo. Desta forma, o ambiente será propício para que os estudantes falem abertamente sobre o assunto. Muitos podem chorar, relatando casos ocorridos. Desta forma você pode constatar que quem realizava o bullying também já o tinha sofrido.



Veja abaixo o passo a passo dessa experiência escolar | Combate ao bullying na escola.


1 – Criar uma campanha


Os estudantes decidiram tirar fotos em preto e branco, usando celulares, com a expressão séria, segurando palavras de incentivo ao combate, utilizando hashtags. Esse material foi divulgado nos canais da escola e também nas redes sociais.


2 – Produção de conteúdo


Música – A escrita da música foi realizada coletivamente pelos estudantes, onde escolheram o ritmo. Com o auxílio do software livre Audacity (editor de som), gravaram e remixaram as produções. As músicas foram apresentadas durante os intervalos da escola.


3 – Criação de um remédio


Inspirado no trabalho anterior de uma professora, desenvolveram o genérico do Siticol, batizado de Precomal, o anti-inflamatório contra o preconceito. A pílula era confete de chocolate. A bula consistia em mensagens positivas para combater o bullying, denunciando qualquer forma de agressão. Assim, convidaram toda a comunidade escolar a conhecer as ações realizadas e receber o remédio.


4 – Comissão de alunos


Elegeram uma comissão de alunos responsáveis por conversar e observar os demais, mediando e resolvendo os possíveis casos de bullying que surgissem. A cada três meses a ideia é mudar o grupo com nova eleição.


A tecnologia foi importante aliada nessa história. Vamos observar os pontos? Desenvolveu a oralidade, leitura e escrita, contribuiu para fortalecer o debate permanente sobre o tema.


Desenvolveu habilidades e competências discursivas, utilizando a língua portuguesa no exercício social e de cidadania. Ela também envolveu os alunos em uma prática pedagógica relevante. Desta forma, foi possível mobilizar e conscientizar, fazendo com que eles revissem práticas e comportamentos.



Campanha


A Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino de Manaus (SEDUC/AM) promove campanha contra bullying na escola, intitulada “Bullying não! sou da Paz”. A campanha é alusiva a data que comemora o Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola.


Atualmente as escolas devem estar mais atentas às ocorrências do bullying no ambiente escolar. A Lei nº 13.185 de 06 de novembro de 2015, institui o Programa de combate à intimidação sistemática, o bullying, em todo território nacional.


Para tanto, a Lei 13. 277 de 29 de abril de 2016 institui o dia 07 de abril como o Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola. O objetivo dessas leis não é punir, mas estabelecer uma cultura de paz dentro das escolas, prevenindo o bullying.


A SEDUC/AM disponibilizou alguns recursos pedagógicos digitais, slides sobre perguntas frequentes, posts para redes sociais e um mural interativo para que o público em geral manifeste a sua opinião sobre a temática do bullying na escola. Confira aqui!



Material de apoio para escola


Existem alguns materiais que podem auxiliar a escola no combate ao bullying e cyberbullying.  Eles também podem ser utilizados com os alunos, são eles:


  1. Cartilha Bullying Não É Brincadeira
  2. Apostila para a Prevenção do Cyberbullying
  3. Cartilha Justiça nas Escolas

E na sua escola? Como você faz para combater o bullying? Deixe um comentário e compartilhe sua experiência com a gente!


Fontes: Escola da Inteligência / Revista Nova Escola / SEDUC/AM / Robson Sá – Info Escola.

Agenda Edu

Recent Posts

WhatsApp agora cobra por disparos em massa. Sua escola está preparada para isso?

Imagine uma escola com 100, 300, 500 ou até 1.000 alunos. Agora imagine essa escola…

1 semana ago

Como fazer o processo de matrícula escolar mais fácil em 2025?

A época de matrícula escolar virou pesadelo para muitas escolas. Entre outubro e janeiro, gestores…

1 mês ago

Módulo Assinaturas: como a assinatura digital para escolas elimina o caos nas matrículas

A assinatura digital para escolas representa uma transformação fundamental na gestão educacional brasileira, eliminando a…

1 mês ago

Contrato escolar: boas práticas para manter a confiança das famílias

Você já parou para pensar que o contrato escolar pode ser um dos principais aliados…

1 mês ago

De conversas no WhatsApp a matrículas: o segredo para captar mais alunos

Toda matrícula começa com uma conversa. E, hoje, a maioria dessas conversas acontece pelo WhatsApp,…

1 mês ago

Agenda Edu no 20º Rabbit Crescer: Inovação, IA e o Futuro da Educação

Nos dias 26 e 27 de agosto, a edição 20ª Rabbit Crescer reuniu gestores e…

2 meses ago