Acontece na escola

Educação fiscal na escola: construindo cidadãos conscientes

Quando falamos em Educação Fiscal, estamos falando de tributos, impostos, administração financeira do Estado. Para onde vai o dinheiro do imposto que você paga? Nossos governantes estão realizando uma gestão adequada dos gastos públicos?


Diante do atual cenário de crises, escândalos de corrupção e insatisfação política de toda a sociedade em nosso país, a educação fiscal se torna um passo importante para a compreensão de uma cidadania ativa, participativa e solidária, tornando as pessoas mais conscientes sobre seus direitos e deveres.


Muitas escolas já estão levando esse tipo de ensino para a sala de aula, com o objetivo de formar alunos mais conscientes, responsáveis e capazes de reivindicar seus direitos por uma sociedade mais justa, além de desenvolver valores e atitudes. Em sala, os estudantes aprendem o que são os tributos e como eles devem ser usados para se ter uma melhoria na realidade social das pessoas, por meio de serviços públicos eficientes. Além disso, eles passam a ser motivados a observar como os impostos são recolhidos e aplicados na sociedade.


Assim, além de aprender português, matemática, ciências e outras disciplinas, os alunos aprendem sobre a estrutura e o funcionamento do Estado. Esse conhecimento é fundamental para valorizar o uso dos recursos públicos, preparando as novas gerações para identificar e evitar casos de sonegação fiscal, vandalismo, corrupção, venda de votos, por exemplo.


Educação Fiscal na Base Curricular


Desde 2017, a Educação Fiscal foi contemplada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresentada pelo Ministério da Educação. Desde então, a educação fiscal é um projeto político pedagógico nas escolas como tema transversal.


Os temas transversais expressam conceitos e valores básicos à democracia e à cidadania, além de obedecer a questões importantes e urgentes para a sociedade contemporânea, assim, como ética, tecnologia, consumo, saúde, meio ambiente, educação financeira e etc. São temas que afetam diretamente a vida do estudante e da comunidade de forma local, regional e global.


Como implementar a educação fiscal na escola?


Como podemos ver, a educação fiscal é um ótimo ponto de partida para trazer à tona assuntos que os alunos vivem em seu dia a dia, além de ser uma boa forma de tornar as aulas mais dinâmicas e atrativas.


Por isso, listamos para você ações que podem ser realizadas durante as aulas e fazer com que a educação fiscal faça parte da rotina escolar. Confira!


– Promova discussões sobre cidadania e o que é ser cidadão;

– Realize pesquisas junto aos alunos sobre conceitos de tributos e faça interpretações de textos;

– Debata sobre o orçamento familiar, pesquisando o que é prioridade, organizando em ordem de importância e discutindo como são controlados.

– Produza com os alunos roteiros para conscientizar a importância da preservação do patrimônio público;

– Pesquisa junto ao supermercado: impostos sobre os produtos da região, quais são isentos, cesta básica, produtos supérfluos, etc.

– Observe aspectos que diferenciem IPTU, recibo de IPVA, conta de consumo de água, notas fiscais de telefonia e energia elétrica, cupom fiscal e discuta em sala de aula, construindo conceitos;

– Apresente os órgãos e suas funções de controle e organização do espaço público como:PROCON, Ministério público, Receita federal, Receita Estadual etc.


Com essas ações é possível conscientizar a comunidade escolar sobre a importância dos tributos, reconhecendo os diversos impostos que são pagos e tendo como benefício alunos mais participativos e conscientes.


Melhores práticas de educação fiscal concorrem a prêmio


Sabemos que tributos não é um tema muito fácil de ser abordado, mas que deve ser de conhecimento de todos. Por isso, com o propósito de valorizar as melhores práticas que atuam sobre a importância social dos tributos e sua correta aplicação em benefício de todos, a Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), em parceria com a Escola de Administração Fazendária (Esaf) e o com o Programa Nacional de Educação Fiscal (Pnef), criaram o Prêmio Nacional de Educação Fiscal.


Podem concorrer ao prêmio escolas, instituições e profissionais de imprensa que desenvolvem, diretamente, projetos voltados à área da educação fiscal em suas comunidades locais e que acreditam na educação fiscal como um exercício de cidadania fundamental para transformar o país.


A edição 2018 terá sete vencedores: 3 na Categoria Escolas, 2 na Categoria Instituições e 2 na Categoria Profissionais de Imprensa com premiação em dinheiro.


Para saber mais sobre o prêmio, acesse: http://www.premioeducacaofiscal.org.br/


Sabemos a importância da temática nas escolas, mas a educação fiscal deve ir além do ambiente escolar, alcançando as comunidades, famílias, instituições, órgãos públicos e empresas para que, assim, todos possam participar ativamente da construção de um país melhor.


E na sua escola? Você costuma aplicar práticas de educação fiscal em sala de aula? Conta pra gente! 😉


Fonte:
PNEF
Ministério da Educação
Receita da Federal
Portal Educação
Correio Braziliense
Agenda Edu

Recent Posts

WhatsApp agora cobra por disparos em massa. Sua escola está preparada para isso?

Imagine uma escola com 100, 300, 500 ou até 1.000 alunos. Agora imagine essa escola…

1 semana ago

Como fazer o processo de matrícula escolar mais fácil em 2025?

A época de matrícula escolar virou pesadelo para muitas escolas. Entre outubro e janeiro, gestores…

1 mês ago

Módulo Assinaturas: como a assinatura digital para escolas elimina o caos nas matrículas

A assinatura digital para escolas representa uma transformação fundamental na gestão educacional brasileira, eliminando a…

1 mês ago

Contrato escolar: boas práticas para manter a confiança das famílias

Você já parou para pensar que o contrato escolar pode ser um dos principais aliados…

1 mês ago

De conversas no WhatsApp a matrículas: o segredo para captar mais alunos

Toda matrícula começa com uma conversa. E, hoje, a maioria dessas conversas acontece pelo WhatsApp,…

1 mês ago

Agenda Edu no 20º Rabbit Crescer: Inovação, IA e o Futuro da Educação

Nos dias 26 e 27 de agosto, a edição 20ª Rabbit Crescer reuniu gestores e…

2 meses ago