Acontece na escola

Como tornar a tarefa de casa uma aliada da aprendizagem

A tarefa de casa é uma velha aliada do processo de aprendizagem dos alunos, mas nem sempre ela é bem recebida pelos estudantes, pelos responsáveis e muitas vezes pelos próprios professores.

Existem alguns motivos que transformam a lição de casa em uma vilã, os estudantes se recusam a fazer a atividade, não dão importância, os responsáveis não ajudam ou incentivam na execução da tarefa e alguns professores não valorizam essa etapa do processo de construção do conhecimento e propõem atividades pouco intencionais. Mas como transformar a tarefa de casa uma aliada da aprendizagem?

“A lição de casa é o único momento em que a criança está longe da escola e se encontra com o que sabe e o que não sabe”. Por isso, para se ter um bom resultado existem quatro etapas imprescindíveis que fazem da tarefa uma aliada da aprendizagem e você vai conferir agora.

Realize o planejamento da tarefa de casa

Tudo o que é realizado em sala de aula requer planejamento e com a lição de casa não poderia ser diferente. O segredo é propor atividades com objetivos claros e articulados ao conteúdo visto em sala de aula, mas não adianta enviar uma atividade que seja uma mera repetição do que o aluno fez na escola, a motivação para realizar uma tarefa está ligada ao nível de desafio que ela traz.

Ao realizar o plano de aula, você deve pensar em quais atividades relacionadas ao conteúdo a ser trabalhado podem ser realizadas em casa pelos estudantes de forma autônoma e já tentando imaginar as possíveis dúvidas e dificuldades que os alunos enfrentaram.

Uma boa orientação faz toda a diferença

Tornar claros os objetivos da lição de casa e o que se espera do estudante já no início do ano diminui possíveis conflitos e contribui para aumentar a eficácia do trabalho. Afinal, uma boa orientação faz toda a diferença no desenvolvimento da tarefa. Um outro ponto importante é a orientação e participação dos responsáveis na lição de casa. A tarefa de casa é uma forma de aproximar os responsáveis da rotina escolar dos alunos, quando o pai ajuda o aluno os resultados são mais positivos.

E para saber como os responsáveis podem ajudar na lição de casa e como o engajamento deles podem ajudar os estudantes, você pode clicar nos links.

Correção é hora de tirar dúvidas

A correção das atividades é imprescindível, não para dizer quem sabe mais e sim identificar os pontos que precisam ser retomados. A correção funciona para tirar as dúvidas dos alunos e como um feedback para o professor, assim, ele pode saber se o que foi planejado alcançou os seus objetivos.  

Nem sempre a correção individual é o ideal. São poucos os professores que conseguem corrigir os deveres de casa de todos, devido ao grande número de escolas em que trabalham e de turmas para as quais lecionam. Colocar as respostas no quadro para que o aluno verifique se acertou também não é a melhor solução. A sala precisa ter um papel ativo na correção, então as discussões coletivas com autocorreção, em que o professor fala com toda a turma sobre a tarefa, levanta dúvidas, aponta caminhos e cada um confere no quadro se acertou é uma boa saída.

O envio dos conteúdos também é importante na tarefa de casa

O envio dos conteúdos é outra etapa de extrema importância no processo de aprendizagem. Afinal, é aqui que os responsáveis podem visualizar o que o aluno viu em sala de aula, como está o seu nível de aprendizagem e, principalmente, ajudar, incentivar e motivar os estudantes na realização da lição de casa. Mas como sua escola envia essas atividades?

Se você ainda utiliza a agenda de papel na educação infantil, provavelmente, escreve e envia pelos alunos para que os responsáveis possam ver ao fim do dia. Imagina o trabalhão que é escrever na agenda de todos os alunos. Agora imagine poder enviar as atividades para todos os alunos de uma única vez e com apenas poucos cliques. Com a agenda digital, Agenda Edu, isso é possível! Nela, o professor envia todo o conteúdo passado em sala de aula e a lição de casa para todos os alunos e responsáveis. Além disso, se o professor tem mais de uma turma ele também consegue enviar as atividades por disciplinas e para múltiplas turmas de uma única vez.

Dessa forma, fica muito mais fácil e rápido o envio das atividades, sem contar que os alunos conseguirão se organizar melhor e os responsáveis terão acesso às informações escolares a qualquer hora e em qualquer lugar.

Você tem problemas com as atividades escolares? Experimente a Agenda Edu e tenha uma comunicação muito mais eficiente, simples e organizada.

Agenda Edu

Recent Posts

WhatsApp agora cobra por disparos em massa. Sua escola está preparada para isso?

Imagine uma escola com 100, 300, 500 ou até 1.000 alunos. Agora imagine essa escola…

2 dias ago

Como fazer o processo de matrícula escolar mais fácil em 2025?

A época de matrícula escolar virou pesadelo para muitas escolas. Entre outubro e janeiro, gestores…

3 semanas ago

Módulo Assinaturas: como a assinatura digital para escolas elimina o caos nas matrículas

A assinatura digital para escolas representa uma transformação fundamental na gestão educacional brasileira, eliminando a…

4 semanas ago

Contrato escolar: boas práticas para manter a confiança das famílias

Você já parou para pensar que o contrato escolar pode ser um dos principais aliados…

4 semanas ago

De conversas no WhatsApp a matrículas: o segredo para captar mais alunos

Toda matrícula começa com uma conversa. E, hoje, a maioria dessas conversas acontece pelo WhatsApp,…

1 mês ago

Agenda Edu no 20º Rabbit Crescer: Inovação, IA e o Futuro da Educação

Nos dias 26 e 27 de agosto, a edição 20ª Rabbit Crescer reuniu gestores e…

2 meses ago