Receber os pagamentos das mensalidades em dia é o desejo de todo gestor de escola. E um dos critérios que pode garantir a entrada do dinheiro no caixa da instituição é a escolha dos meios de pagamento.
Quanto mais possibilidades de pagamentos sua escola oferecer, maiores as chances dos responsáveis pagarem dentro do prazo. Por isso, é importante conhecer os meios de pagamentos que as famílias mais utilizam para tornar o recebimento mais fácil.
Conheça a seguir, 5 meios de pagamento mais indicados para escolas, e saiba as vantagens que essas alternativas oferecem.
Muito popular em qualquer tipo de serviço, o boleto bancário também é muito usado pelas escolas por ser uma opção barata. Isso porque, a taxa de emissão cobrada por boleto tem um valor fixo, tornando o custo menor do que as transações por cartão.
O baixo custo por emissão de boleto permite que as escolas ofereçam descontos de até 10% para quem efetua essa forma de pagamento. Assim, a instituição pode disponibilizar descontos para estimular o pagamento antecipado.
O responsável não precisa ter conta em banco nem cartão de crédito ou débito.
Para que sua escola emita boletos, é preciso somente ter uma conta corrente aberta em um banco para o recebimento. Se a escola contar uma carteira de cobranças digital, o processo se torna ainda mais simples, já que a emissão pode ser realizada de maneira automática.
A partir do pagamento do boleto, o dinheiro entra na sua conta da instituição em até três dias úteis. Essa liberação rápida garante um melhor fluxo de caixa para a escola.
Utilizar o cartão de crédito como forma de pagamento é uma boa opção para conquistar uma grande adesão de pagamentos. Para as escolas, o parcelamento no crédito pode ser indicado para cobranças únicas como, eventos, compra de material didático, fardamentos e passeios. Além disso, é possível oferecer a compra parcelada, o que facilita ainda mais o pagamento dos responsáveis.
Muitos responsáveis preferem o cartão de crédito pela possibilidade de parcelar o valor da cobrança, além do fato de ter um prazo maior para pagar.
Ao contrário do boleto bancário, a confirmação do pagamento por cartão é feita em poucos minutos.
O crédito parcelado pode ser uma ótima opção de pagamento para as negociações de dívidas, onde o responsável poderá fracionar um alto valor sem o acréscimo de juros.
Cartão de crédito: as melhores vantagens para usar esse meio de pagamento na escola
O pagamento recorrente no cartão de crédito é o desconto automático feito direto na fatura do cliente/responsável. Além dos pagamentos das mensalidades, a recorrência no crédito também é ideal para as outro tipo de cobrança frequente como as atividades de contraturno.
Diferente do parcelamento, a recorrência no crédito não compromete o limite do cartão com o valor total da cobrança. Assim, apenas o valor de cada mensalidade é descontada na fatura.
Para a escola, a praticidade de receber o valor todos os meses, sem a necessidade de lembrar os responsáveis, a cada data de vencimento. E para a família, a comodidade de realizar os pagamentos sem riscos de esquecimento.
Adotar a recorrência no crédito como forma de pagamento também é uma estratégia eficiente para driblar um dos maiores desafios da gestão financeira: a inadimplência escolar.
Aprenda a entregar uma incrível experiência de pagamentos para a sua escola
Mesmo em pouco tempo de funcionamento, o PIX se tornou o meio de pagamento queridinho pelos brasileiros. Segundo dados do Banco Central referentes ao quarto trimestre de 2021, o número de transações do PIX já superou o de transações feitas no clássico cartão (crédito ou débito).
As chaves PIX são geradas pela plataforma em poucos segundos para pagamentos de qualquer valor.
A escola só precisa compartilhar um dado: CNPJ, telefone ou email. E se não quiser compartilhar nenhum dado, a instituição pode dividir uma chave aleatória.
É possível enviar e receber quantas vezes quiser sem pagar nada por isso.
Com a necessidade de obter mais praticidade e segurança nas operações, os pagamentos feitos por carteiras digitais ganharam forças no período de pandemia do Coronavírus. As carteiras digitais, como o próprio nome já diz, são aplicativos de celular ou tablet, em que é possível realizar transações online sem a necessidade de carregar uma carteira.
Os apps possuem bons recursos de privacidade e segurança com os dados protegidos por criptografia ou até autorização biométrica.
Em uma carteira digital é possível integrar várias formas de pagamentos. Com isso, o responsável pode pagar com boletos, cartão de crédito, QR codes, etc.
As carteiras digitais já fazem parte da rotina de pagamentos de muitos dos responsáveis como o app de bancos, cartões, lojas online, etc. Esses mesmos usuários esperam também, praticidade na experiência de pagamentos escolares.
Ofereça mais praticidade e agilidade para os responsáveis da sua escola realizarem pagamentos no boleto ou cartão, e de qualquer lugar! O EduPay é o aplicativo que funciona como uma digital para as famílias com inúmeras vantagens para garantir os recebimentos da sua escola em dia. Confira!
Quer garantir os recebimentos de mensalidades da sua escola? Clique aqui e saiba como o EduPay pode ajudar sua escola!
O papel do gestor escolar tem evoluído constantemente para atender às novas demandas das famílias.…
Prepare-se para a revolução na gestão escolar! Em 2025, a Agenda Edu já está confirmada…
A rotina do gestor escolar está cada vez mais cheia de desafios e tarefas demandam…
Já pensou em fazer uma pesquisa de satisfação escolar e saber o que as famílias…
Com certeza você já deve ter recebido ou visto um boleto ou uma imagem para…
Sabemos que a rotina dos professores vai muito além da sala de aula. Além de…