Família na escola

Comunicação com alunos e responsáveis: saiba como se comunicar com os diferentes perfis da sua escola

Que a comunicação é fundamental para o bom relacionamento da escola (gestores, professores e outros funcionários) com a comunidade que ela envolve (pais, demais responsáveis e alunos) você já sabe, não é mesmo?


Através da boa comunicação — e, claro, da qualidade de ensino — as instituições têm a oportunidade de transmitir segurança e conquistar a confiança da comunidade escolar.


Mas promover essa comunicação da maneira eficiente não é tarefa fácil. Por isso, estabelecemos alguns pontos relacionados à comunicação com alunos e responsáveis que você, como gestor, deve estar atento.


Como lidar com a comunicação com alunos e responsáveis em sua escola   


Quanto aos pais


Em primeiro lugar, vale salientar que os pais valorizam a comunicação transparente vinda da instituição de ensino responsável por parte da educação de seus filhos. E que é fundamental que os estudantes — menores de idade, em especial — contem com o acompanhamento próximo de seus responsáveis. Sabemos, contudo, que nem sempre isso acontece, de fato.


Já falamos, aqui pelo blog da Agenda Edu, que existem cinco diferentes perfis de pais quando o assunto é a educação dos filhos. Esses perfis foram identificados pela pesquisa  “Atitudes pela Educação”, realizada pelo movimento “Todos pela educação” e divulgada em novembro de 2014.


O estudo foi estruturado de acordo com o vínculo que os responsáveis demonstravam ter com os alunos e o quanto valorizavam o ensino. O objetivo da pesquisa era dimensionar e mapear as atitudes e comportamentos dos responsáveis pelos alunos, que impactam a relação das crianças e jovens com a escola.


Segundo o documento, os cinco tipos de responsáveis que foram mapeados — bem como o percentual de abrangência de cada um deles — são:


Comprometidos com a Educação: 12%

Envolvidos com a escola: 25%

Vinculados aos filhos: 27%

Intermediários: 17%

Distantes: 19%


Baseados nisso, nós também listamos algumas dicas de como melhorar a comunicação com cada tipo de perfil de pais e responsáveis.


Como se comunicar com os diferentes perfis de pais e responsáveis da sua escola


Quanto aos alunos


Para se comunicar de forma eficiente com os alunos também é necessário conhecê-los. As crianças e adolescentes do século XXI já crescem “conectados”, cercados pelas tecnologias e, por isso, exigem das instituições processos de ensino e de comunicação mais práticos e dinâmicos; bem como recursos que ofereçam agilidade e mobilidade.



Soluções tecnológicas que ajudam no processo de comunicação com alunos e responsáveis


Hoje em dia existem algumas ferramentas tecnológicas focadas em aprimorar a comunicação entre as instituições de ensino e a comunidade escolar, entre elas o SophiA Gestão Escolar.


Trata-se de um software que possui inúmeras funções de gestão e, no que se refere à relação entre o colégio e a comunidade escolar, oferece canais especialmente voltados a esse tipo de comunicação.  Por exemplo:


Para os pais


Através do SophiA Gestão Escolar, a escola pode disponibilizar aos pais dos estudantes um aplicativo móvel que aprimora e facilita a comunicação. Dentre as funcionalidades que podem ser acessadas rapidamente pelos responsáveis por meio da interface mobile, estão:


  • Apresentação de todas as notas do aluno, agrupadas pela divisão anual escolhida pela escola (bimestral ou trimestral);
  • Calendário escolar completo com todos os eventos escolares, desde provas e reuniões de pais e mestres até excursões, feiras e competições que os estudantes irão participar;
  • Alertas de ocorrências referentes ao comportamento do aluno, atrasos ou acidentes;
  • Visualização de arquivos e links disponibilizados pelos professores com conteúdos relativos às aulas ministradas;
  • Acesso à ficha financeira do aluno e visualização dos boletos.

Para os alunos


Para os estudantes, o SophiA Gestão Escolar desenvolveu um canal chamado Terminal Web. Entre os serviços oferecidos por esta ferramenta que tornam a comunicação com os alunos mais assertiva, estão:


  • Quadro de avisos;
  • Boletim de notas e faltas;
  • Ficha de ocorrência;
  • Ficha financeira e impressão de boletos;
  • Consultas a arquivos e links disponibilizados pela instituição, como conteúdo das aulas, apresentações, tarefas, etc.

Se você se interessou por nossa sugestão, entre em contato com os responsáveis pelo SophiA Gestão Escolar e peça uma demonstração de como a ferramenta pode auxiliar a sua escola no processo de comunicação com alunos e responsáveis.


Ainda, para saber mais sobre como otimizar a comunicação da sua instituição com a comunidade escolar, baixe o e-book “Otimize a comunicação com os pais dos seus alunos!“.

 

Agenda Edu

Recent Posts

WhatsApp agora cobra por disparos em massa. Sua escola está preparada para isso?

Imagine uma escola com 100, 300, 500 ou até 1.000 alunos. Agora imagine essa escola…

1 semana ago

Como fazer o processo de matrícula escolar mais fácil em 2025?

A época de matrícula escolar virou pesadelo para muitas escolas. Entre outubro e janeiro, gestores…

1 mês ago

Módulo Assinaturas: como a assinatura digital para escolas elimina o caos nas matrículas

A assinatura digital para escolas representa uma transformação fundamental na gestão educacional brasileira, eliminando a…

1 mês ago

Contrato escolar: boas práticas para manter a confiança das famílias

Você já parou para pensar que o contrato escolar pode ser um dos principais aliados…

1 mês ago

De conversas no WhatsApp a matrículas: o segredo para captar mais alunos

Toda matrícula começa com uma conversa. E, hoje, a maioria dessas conversas acontece pelo WhatsApp,…

1 mês ago

Agenda Edu no 20º Rabbit Crescer: Inovação, IA e o Futuro da Educação

Nos dias 26 e 27 de agosto, a edição 20ª Rabbit Crescer reuniu gestores e…

2 meses ago