Featured

5 brincadeiras para fazer em casa na quarentena

Durante a quarentena, muitos responsáveis tiveram dificuldade em criar atividades e brincadeiras para fazer em casa. Estar com os filhos durante todo o dia é desafiador, mas também uma grande oportunidade de criar laços ainda mais fortes. 


Além de cronogramas de estudo, aulas online e alimentação, as famílias também se preocuparam com a diversão dos alunos. Mas você já parou para pensar por que a brincadeira é tão importante?


Por que é tão importante brincar?


Brincar não é só se divertir (e isso já é muito bom!), mas também ajuda a combater a obesidade, ter autoconhecimento corporal e estimular o otimismo, cooperação e negociação. Por isso é ainda melhor pensar em brincadeiras para fazer em casa com toda a família.


As crianças que brincam mais também ganham resiliência, aprendem sobre respeito, desenvolvem a atenção, o autocontrole e o trabalho em equipe. Afinal, para se divertir juntos é preciso pensar em todos os participantes.


4 atividades para aproximar a família da escola


Brincar também ajuda a diminuir o tédio, tristeza e até ansiedade, além de incentivar o raciocínio estratégico, criatividade e imaginação. As crianças também conseguem entender melhor sobre regras e limites. 


Além de todas essas vantagens, as brincadeiras para fazer em casa também são um ótimo momento para se conectar com os filhos, conhecê-los melhor e criar novas memórias que vão durar para sempre. 


Desenvolvimento infantil: qual é o impacto da pandemia?


Brincadeiras para fazer em casa


Agora que você já sabe como é importante brincar, que tal planejar várias atividades para se divertir com os seus filhos? Confira algumas dicas que são fáceis de fazer em casa e toda a família pode participar. 


Stop ou adedonha


Essa brincadeira é superfácil de fazer, você só precisa de papel e caneta! Primeiro, escolha vários temas, como: nome, cor, animal, objeto, país. Pense em temáticas que a criança já conhece e alinhe com o que ela está estudando na escola.


Para crianças mais velhas, os temas podem ser ainda mais interessantes, como livros de literatura, componentes químicos, plantas e muito mais! Desenhe várias colunas para serem preenchidas durante o jogo. 


Desenho na Educação Infantil: Qual sua importância?


A cada rodada, uma letra é escolhida e todas as pessoas que estão brincando devem preencher cada um dos temas com uma palavra que comece com a letra escolhida. Por exemplo, na letra A você pode colocar Aline (nome), Azul (cor), Arara (animal). Quem tiver mais palavras diferentes, ganha!


Mímica


Uma das brincadeiras para fazer em casa mais divertidas e simples é mímica. Tudo que você precisa é imaginação! Essa é uma ótima atividade para desenvolver raciocínio, estimular a criatividade e o desenvolvimento corporal. 


A família pode ser dividida em dois times para competir. Escolha um tema, pode ser filmes, personagens, profissões, o que você quiser! Estipule um tempo máximo para o outro time adivinhar a mímica e divirta-se. 


Faz de conta: o que as crianças aprendem com ele?


Arrisque nos videogames


Não dá pra negar que os videogames continuam sendo febre entre crianças e jovens uma das brincadeiras para fazer em casa mais queridas. Aproveite o interesse dos filhos nessa atividade e experimente também. 


Que tal criar um campeonato ou mostrar para eles os jogos da sua infância e adolescência? Apesar de ser importante ter cuidado com o tempo de exposição a telas, os videogames também têm muitos benefícios, como agilidade, raciocínio e até menos agressividade quando se joga ao lado dos responsáveis.


Guerra de balões d’água


Se você tem um jardim ou quintal e não tem medo de se molhar, é hora de guerra! Essa brincadeira é perfeita para se refrescar e se exercitar muito. Para fazer, é muito simples: encha vários balões d’água (pequenos) e comece a brincar!


A família pode formar times, criar sistema de pontos e até mesmo prendas divertidas para quem for acertado. O importante é ter cuidado para não se machucar.


Dicas de atividades de Educação Infantil no ensino remoto


Acampamento em casa


As brincadeiras para fazer em casa são necessárias para aproximar filhos e responsáveis. Por isso, uma ideia diferente que vai surpreender é criar um acampamento dentro de casa. 


Para fazer a sua tenda, é só usar vários lençóis e pendurar, colocar algumas almofadas e até enfeitar com pequenas luzes. Faça um ambiente aconchegante para brincar, ler, contar histórias e criar experiências inesquecíveis em família. 

Agenda Edu

Recent Posts

WhatsApp agora cobra por disparos em massa. Sua escola está preparada para isso?

Imagine uma escola com 100, 300, 500 ou até 1.000 alunos. Agora imagine essa escola…

4 dias ago

Como fazer o processo de matrícula escolar mais fácil em 2025?

A época de matrícula escolar virou pesadelo para muitas escolas. Entre outubro e janeiro, gestores…

4 semanas ago

Módulo Assinaturas: como a assinatura digital para escolas elimina o caos nas matrículas

A assinatura digital para escolas representa uma transformação fundamental na gestão educacional brasileira, eliminando a…

1 mês ago

Contrato escolar: boas práticas para manter a confiança das famílias

Você já parou para pensar que o contrato escolar pode ser um dos principais aliados…

1 mês ago

De conversas no WhatsApp a matrículas: o segredo para captar mais alunos

Toda matrícula começa com uma conversa. E, hoje, a maioria dessas conversas acontece pelo WhatsApp,…

1 mês ago

Agenda Edu no 20º Rabbit Crescer: Inovação, IA e o Futuro da Educação

Nos dias 26 e 27 de agosto, a edição 20ª Rabbit Crescer reuniu gestores e…

2 meses ago