Featured

Sala de aula infantil: 3 maneiras de usar a tecnologia

O mundo digital já faz parte da nossa rotina, grande parte disso foi impulsionado em 2020, quando a pandemia “preparou” as crianças a aprender rapidamente a usar um computador para participar das aulas na escola.


Desse modo, inúmeras escolas tiveram que se adaptar e encontraram na tecnologia uma importante aliada para suas atividades pedagógicas. No entanto, ainda vemos certa dificuldade em adaptá-la na sala de aula infantil.


Nesse sentido, iremos explorar sobre como as ferramentas tecnológicas podem auxiliar o aprendizado dos alunos e prepará-lo para agregar a tecnologia de maneira saudável e adequada.


Benefícios da tecnologia como aliada na sala de aula 


Primeiramente, é fundamental compreender que a tecnologia e a mídia interativa são ferramentas que podem promover a aprendizagem e o desenvolvimento na primeira infância, desde que usadas corretamente por educadores e família.


Para isso, deve-se aplicar práticas apropriadas ao desenvolvimento, apoiadas as metas de aprendizagem estabelecidas para as crianças, de acordo com a sua idade escolar.


Assim como em qualquer tipo de recurso didático, para ser saudável, o equilíbrio é fundamental. Desse modo, pode-se extrair diversos benefícios que melhoram a experiência em sala de aula:


  • Cria um ambiente mais engajado: mais que uma distração, ajuda a incentivar a participação ativa;
  • Melhora a colaboração: quando a tarefa envolve esses recursos, há possibilidade dos alunos procurarem os colegas ou professores para ajudá-lo;
  • Prepara as crianças para o futuro: a introdução da tecnologia desde cedo pode preparar os alunos para futuras demandas digitais;
  • Conecta professores e gestores como os alunos e família.

Diante disso, a seguir mostraremos algumas ótimas maneiras para você usar a tecnologia na sala de aula na educação infantil e ensinar as famílias a utilizá-la em casa.


O papel dos pais e responsáveis no uso das tecnologias


3 maneiras da tecnologia na sala de aula infantil


Já sabemos que a tecnologia transformou a vida como a conhecemos. Agora, precisamos aprender o que mais podemos fazer dela e torná-la de fato um aliada na educação, inclusive dentro de casa. 


Diariamente, as crianças estão conectadas a seus smartphones, tablets, etc. E, consequentemente, muitas famílias ficam perdidas ao impor limites ou até mesmo de encontrar maneiras que elas sejam um apoio para educação. 


A partir disso, veja 3 maneiras de usar a tecnologia na sala de aula infantil.


1 – Seja consciente e intencional


Quando se trata de usar tablets, computadores ou outro dispositivo em sala, as atividades devem ter um propósito e ser conscientes. Isso significa que, em vez de apenas permitir que as crianças naveguem no YouTube ou façam pesquisas, incorpore a tecnologia em seus planos de aula com intencionalidade. 


Se estiver ensinando sobre nosso planeta, países e pontos relacionados, que tal navegar no Google Earth com elas?


Como as crianças no ensino infantil não devem navegar sem rumo pela internet ou aplicativos aleatórios, estabeleça objetivos claros e de raciocínio para que complementem os resultados da aprendizagem.


2 – Seja diversificado no uso das ferramentas digitais


Entendemos que nem todas as escolas conseguem ter uma sala de informática, mas há outros recursos que podem ser usados também. 


Por isso, procure um equilíbrio com os tipos que você usa. Diversifique e dê a oportunidade para que as crianças sejam expostas a tecnologias diferentes – até mesmo uma visita ao planetário é bem-vinda aqui. 


Essas são boas possibilidades para explorar diversas habilidades da criança, bem como, uma oportunidade de ensiná-la a ser gentil e cuidar dos equipamentos.


3 – Seja parceiro das famílias


Não há dúvidas, a tecnologia é muito útil quando se trata de comunicação. É importante ter uma forma de comunicação segura e simples. Para isso, você pode usar aplicativos como Agenda Edu. 


Uma ferramenta que pode otimizar o tempo da equipe, possibilitando que seja colocada toda rotina da criança, compartilhar fotos e mensagens.


Além disso, você pode colocar as tarefas que precisam ser realizadas em casa, podendo anexar vídeos de apoio, textos e muito mais. Assim, é possível dar oportunidade para que as famílias utilizem a tecnologia em casa também.


Na Agenda Edu você encontra diversos recursos que podem melhorar a sua gestão escolar, simplificando o seu dia a dia, integrando o seu ERP e melhorando a comunicação de toda a escola em um só lugar. 


É a tecnologia contribuindo para que a sala de aula infantil esteja mais dinâmica para que as crianças e a escola acompanhem os avanços, que já fazem parte do futuro.

Agenda Edu

Recent Posts

WhatsApp agora cobra por disparos em massa. Sua escola está preparada para isso?

Imagine uma escola com 100, 300, 500 ou até 1.000 alunos. Agora imagine essa escola…

1 semana ago

Como fazer o processo de matrícula escolar mais fácil em 2025?

A época de matrícula escolar virou pesadelo para muitas escolas. Entre outubro e janeiro, gestores…

4 semanas ago

Módulo Assinaturas: como a assinatura digital para escolas elimina o caos nas matrículas

A assinatura digital para escolas representa uma transformação fundamental na gestão educacional brasileira, eliminando a…

1 mês ago

Contrato escolar: boas práticas para manter a confiança das famílias

Você já parou para pensar que o contrato escolar pode ser um dos principais aliados…

1 mês ago

De conversas no WhatsApp a matrículas: o segredo para captar mais alunos

Toda matrícula começa com uma conversa. E, hoje, a maioria dessas conversas acontece pelo WhatsApp,…

1 mês ago

Agenda Edu no 20º Rabbit Crescer: Inovação, IA e o Futuro da Educação

Nos dias 26 e 27 de agosto, a edição 20ª Rabbit Crescer reuniu gestores e…

2 meses ago