Gestão escolar

Coronavírus | Prepare sua escola para acompanhamento remoto dos alunos

Como a Agenda Edu pode ajudar as escolas na execução de um plano de contingência para aulas remotas. 


Como todos sabemos, o Coronavírus foi anunciado como uma epidemia mundial e o Ministério da Saúde do Brasil está orientando as escolas a se prepararem para funcionar com aulas remotas.


Para ajudar as escolas a superar esse momento de crise, a Agenda Edu preparou um material com dicas de uso para educar os alunos e acompanhar melhor as famílias nesse momento.


Acompanhe as ações definidas pelo MEC contra o Coronavírus

O que é o Coronavírus?


Primeiro, é importante ter informações corretas sobre o que é o Coronavírus. Chamado de Covid-19 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), é o nome de uma grande família de vírus que já está presente em diversos países do mundo, inclusive confirmado em vários estados do Brasil. 


A transmissão acontece de três formas:

  • Por vias respiratórias, pelo ar e por gotículas de espirros e fala;
  • Por contato físico, quando essas gotículas atingem olhos, nariz e boca;
  • Por contato com superfícies contaminadas, quando essas gotículas têm contato com corrimão, maçaneta, celular, botões, etc. e depois chegam até olhos, nariz e boca.

Os principais sintomas da doença são tosse seca, febre e cansaço, mas alguns pacientes também sentem dores no corpo, congestionamento nasal, inflamação na garganta e diarreia. Em casos mais graves, o Coronavírus pode se associar a alguma doença que a pessoa já tenha e apresentar síndrome respiratória aguda e insuficiência renal. 


Relembre as recomendações da gripe H1N1 para escolas


Como a escola pode lidar com o Coronavírus?


O principal papel da escola é educar os alunos sobre a prevenção do Coronavírus, ensinando a forma correta de higienização das mãos com água e sabão e álcool em gel. Também é importante manter todo o ambiente bem ventilado e limpo.


Apesar de ser uma situação séria, não se deve gerar pânico e sim tranquilizar as famílias. A escola pode utilizar materiais educativos, como este desenvolvido pela MindHeart, para educar alunos e responsáveis de forma lúdica. 


Os responsáveis também devem participar do isolamento social e manter os filhos em casa. As escolas devem dialogar com a família, informando sobre as prevenções e as melhores práticas que devem ser adotadas para não afetar a rotina escolar.


Conteúdo para responsáveis:

Como manter a rotina escolar em casa durante a suspensão das aulas

Como acompanhar e levar a alimentação infantil da escola para casa


Agenda Edu no acompanhamento remoto de alunos


As escolas estão se preparando para funcionar com aulas remotas e a Agenda Edu é a principal aliada neste momento. Saiba como a agenda digital pode ajudar:


Sua escola não tem Agenda Edu? Para superarmos juntos os impactos do Covid-19 nas rotinas escolares, estamos disponibilizando o uso gratuito de uma versão da plataforma para não parceiros, até o dia 31/05.


Atividades


A funcionalidade de Atividades pode ser usada para que a escola oriente melhor as famílias sobre o que e como devem estudar em casa com seus filhos.  A primeira dica é com conteúdo, descrevendo de forma detalhada todos os capítulos a serem estudados, ajudando assim os responsáveis a orientar melhor os alunos e não deixá-los sofrerem qualquer atraso durante o processo. 


Grave vídeos curtos sobre o conteúdo do dia com dicas e participação dos próprios professores. A escola pode utilizar plataformas como Youtube, WeTransfer, DropBox e Google Drive para hospedar os vídeos e enviar o link na Agenda Edu para que o aluno possa entender melhor o que deve ser estudado no dia.


Dicas para gravar videoaulas e fazer transmissões ao vivo


Também podem ser anexados materiais com atividades diárias, a escola pode colocar uma questão resolvida para cada conteúdo, ajudando assim o aluno a compreender melhor a matéria.


Comunicados


Na funcionalidade de Comunicados, a escola cria a categoria News, publicando informações oficiais do governo sobre os períodos de quarentenas e mantendo os responsáveis atualizados sobre a volta às aulas. Uma dica importante é criar a categoria “Dicas de Saúde” com orientações semanais para as famílias sobre como se prevenir do vírus e até mesmo o que devem fazer em caso de suspeita de infecção.


Outra categoria importante é “Dicas de Nutrição”, em que a escola pode oferecer dicas de alimentação saudável para que as famílias se previnam do vírus, além de dar sugestões de cardápio. Dessa forma,  a criança que estuda em tempo integral não vai sofrer quebras bruscas em sua rotina alimentar.


Como fazer acompanhamento pedagógico remoto

Eventos


Em Eventos, você pode criar uma data para a transmissão de uma aula online, com um professor de sua preferência e até mesmo organizar reuniões com responsáveis.  A Agenda Edu é parceira Google e pode transmitir via Hangouts Meet a aula ao vivo para todos os alunos que estiverem conectados. Também importante é manter uma equipe online durante a transmissão para tirar dúvidas. 


Dica importante: você pode criar um evento diário para cada série/turma, com duração de um turno completo, assim os alunos ficam conectados no mesmo link de transmissão e os professores se revezam para dar a aula de sua matéria específica. É como se a sala de aula estivesse dentro da casa de cada aluno. 


Mensagens


É nessa funcionalidade que a escola manterá o contato mais direto com as famílias, por isso é muito importante organizar os horários da equipe pedagógica, e em seguida criar os canais de comunicação com as famílias.


A primeira dica de canal é o “Tira Dúvidas”, em que os professores podem ficar de “plantão” para tirar as dúvidas dos responsáveis durante o estudo. É importante comunicar todas as famílias sobre quem estará em cada plantão, dividindo essa informação por segmento e turma caso considere necessário. 


Outro canal importante, principalmente para as escolas que possuem Ensino Médio, é o canal de “Correção de Atividades”, onde os alunos podem enviar fotos ou até mesmo escanear as atividades respondidas e a escola devolve com dicas e orientações. É necessário deixar claro o tempo de correção e a data limite de recebimento dessas atividades.


E por último, mas não menos importante, mantenha o canal de “Serviço de orientação pedagógica” pronto para oferecer todo o apoio necessário para essas famílias durante o processo, assim elas se sentirão acolhidas e a relação com a escola se fortalecerá.


Quer saber mais sobre como a Agenda Edu pode te ajudar?

Experimente na sua escola. 



Fonte:

G1 


Agenda Edu

Recent Posts

WhatsApp agora cobra por disparos em massa. Sua escola está preparada para isso?

Imagine uma escola com 100, 300, 500 ou até 1.000 alunos. Agora imagine essa escola…

2 semanas ago

Como fazer o processo de matrícula escolar mais fácil em 2025?

A época de matrícula escolar virou pesadelo para muitas escolas. Entre outubro e janeiro, gestores…

1 mês ago

Módulo Assinaturas: como a assinatura digital para escolas elimina o caos nas matrículas

A assinatura digital para escolas representa uma transformação fundamental na gestão educacional brasileira, eliminando a…

1 mês ago

Contrato escolar: boas práticas para manter a confiança das famílias

Você já parou para pensar que o contrato escolar pode ser um dos principais aliados…

1 mês ago

De conversas no WhatsApp a matrículas: o segredo para captar mais alunos

Toda matrícula começa com uma conversa. E, hoje, a maioria dessas conversas acontece pelo WhatsApp,…

2 meses ago

Agenda Edu no 20º Rabbit Crescer: Inovação, IA e o Futuro da Educação

Nos dias 26 e 27 de agosto, a edição 20ª Rabbit Crescer reuniu gestores e…

2 meses ago