Agenda Edu

História de Sucesso: Escola Leão Marinho

Soluções inovadoras são a chave para o sucesso da retomada presencial


A retomada das aulas presenciais tem sido um momento extremamente desafiador para as escolas. Depois de meses trabalhando com ensino remoto, a Escola Leão Marinho é um grande exemplo de superação na jornada educacional dos alunos. 


Pode parecer ainda mais difícil retornar às aulas presenciais com alunos da Educação Infantil, mas é possível criar estratégias simples e criativas e contar com o apoio da tecnologia. 


Educação é feita de mudanças


A Escola Leão Marinho nasceu de uma mudança: a diretora Manisa Leão se mudou com sua família para Vila Velha, no Espírito Santo, e sentiu falta de um colégio para seus filhos em que ela se identificasse com a proposta pedagógica. 


Apesar de ser advogada, a diretora estava infeliz e estressada na sua profissão e recebeu o apoio da sua família com vários educadores para mudar radicalmente de ramo. “Eu plantei a sementinha de fazer algo diferente, sempre quis trabalhar com crianças. Nosso objetivo é o desenvolvimento pedagógico da criança, trabalhar como um todo preparando para a alfabetização e Ensino Fundamental”, conta. 


Por isso, a escola sempre busca novas alternativas para desenvolver os alunos e oferece uma educação bilíngue com vários diferenciais: play table, educação financeira, movimento maker, empreendedorismo, contação de histórias, musicalização e muito mais. 


Ebook gratuito: Como a tecnologia pode ajudar na aprendizagem do segundo idioma


A tecnologia na Escola Leão Marinho


É comum imaginar que a Educação Infantil não consegue se aproximar da tecnologia, mas a Escola Leão Marinho sabe como integrar novas ferramentas na sala de aula. Os professores usam tablets no seu planejamento e contam com o apoio de aplicativos pedagógicos. 


As crianças começam colocando a mão na massa e depois podem explorar o mundo digital. “Não tem uma caixinha fechada, queremos incorporar novas práticas que vêm para somar, inovar é sempre preciso”, explica Manisa. 


Por isso, em 2015, a escola decidiu apostar em uma agenda digital e conheceu a Agenda Edu no início da atuação da plataforma. A diretora já pensava em construir sua própria agenda eletrônica e encontrou a solução perfeita. 


“Eu tinha necessidade de informatizar os processos, porque a comunicação física era muito deficiente. Na época, nem todo mundo tinha smartphone, mas muitos pais nem olhavam a agenda de papel, passava batido. Busquei alternativas para ficar mais próxima dos pais e na agenda digital eles estão logados o tempo inteiro, além da ferramenta ser um diferencial para a escola.”


Na época, nenhum outro colégio da cidade usava agenda digital e a Escola Leão Marinho conseguiu se destacar no mercado educacional com uma solução inovadora. “Eu sinto que na educação, a inovação é mais lenta, tem muita resistência. Isso me angustia porque na Educação Infantil a gente precisa sempre buscar coisas diferentes”, conta Manisa. 

Inovação no retorno presencial


Durante o ensino remoto emergencial em 2020, a diretora descreve o momento como muito estressante pela necessidade de mudar bruscamente. A escola ofereceu aulas online diariamente, em inglês e português, além de videoaulas com contação de histórias e músicas. 


Por que contar com uma agenda escolar digital em 2021?


Na retomada presencial, a Escola Leão Marinho se tornou referência na Educação Infantil. Foi preciso fazer investimos em um momento com poucos recursos para adequar o espaço físico com todos os protocolos de segurança.


Além disso, a escola adotou o ensino híbrido, já que alguns alunos continuam estudando de forma remota. Eles assistem às aulas online e os responsáveis vão até a escola buscar as atividades a cada 15 dias. 


Ensino híbrido: o que é e como começar na sua escola


Mesmo com todos os desafios deste ano, a Escola Leão Marinho continua com 82% de adesão dos responsáveis na Agenda Edu e utilizando muito bem as funcionalidades, como Diário e Mensagens.

Controle de máscaras


Uma das grandes preocupações dos responsáveis e da escola era garantir que as crianças usassem máscara o dia inteiro e soubessem a hora certa de trocar. Para isso, foi criado um sistema de cores


Cada aluno recebeu um kit com cinco máscaras para serem trocadas a cada 2 horas. Já que cada uma tem cor diferente, os professores conseguem visualizar facilmente se algum aluno não realizou a troca. 


“Eu fiquei pensando como ia controlar a mudança de máscara para atender o protocolo, como iria saber que todas as crianças trocaram. Então, pensei: já sei, vou criar cores diferentes para cada horário. Cada colaborador recebeu dois kits e os alunos receberam um kit. Pedimos para os responsáveis não esquecerem as máscaras e as crianças não podem usar alguma que seja diferente.”


Com pequenos detalhes que fazem toda a diferença, a Escola Leão Marinho conseguiu retornar às aulas presenciais com segurança. Utilizando a agenda digital, ficou mais fácil se comunicar a qualquer momento com os responsáveis e garantir que a jornada educacional continua.


Agenda Edu

Recent Posts

WhatsApp agora cobra por disparos em massa. Sua escola está preparada para isso?

Imagine uma escola com 100, 300, 500 ou até 1.000 alunos. Agora imagine essa escola…

4 dias ago

Como fazer o processo de matrícula escolar mais fácil em 2025?

A época de matrícula escolar virou pesadelo para muitas escolas. Entre outubro e janeiro, gestores…

4 semanas ago

Módulo Assinaturas: como a assinatura digital para escolas elimina o caos nas matrículas

A assinatura digital para escolas representa uma transformação fundamental na gestão educacional brasileira, eliminando a…

1 mês ago

Contrato escolar: boas práticas para manter a confiança das famílias

Você já parou para pensar que o contrato escolar pode ser um dos principais aliados…

1 mês ago

De conversas no WhatsApp a matrículas: o segredo para captar mais alunos

Toda matrícula começa com uma conversa. E, hoje, a maioria dessas conversas acontece pelo WhatsApp,…

1 mês ago

Agenda Edu no 20º Rabbit Crescer: Inovação, IA e o Futuro da Educação

Nos dias 26 e 27 de agosto, a edição 20ª Rabbit Crescer reuniu gestores e…

2 meses ago