Agenda Edu

História de Sucesso: Baby Camp

Escola na Bahia acredita no protagonismo infantil e na afetividade com a família 

A história da Baby Camp começou há pouco tempo, mas já ganhou o coração das famílias na Bahia. Em janeiro de 2020, a escola completou um ano, mas essa não foi a única comemoração. Para começar essa nova etapa, a Agenda Edu foi escolhida para fazer parte da sua jornada. 


Todos os dias, quando os bebês e crianças chegam na Baby Camp, a família é recebida pela própria diretoria que faz questão de dar bom dia e acompanhar os pequenos alunos. Fortalecer laços é um dos grandes propósitos da escola. 


A própria história da Baby Camp surgiu dentro de uma família. Quando a filha da coordenadora geral Anna Paula Prestes completou 6 meses, ela começou a procurar creches em Barreiras, mas percebeu que tinha algo faltando. 


Com ajuda da sua mãe Claudenice Costa de Souza, que é pedagoga, doutora em Educação Infantil e hoje diretora da escola, o sonho da Baby Camp começou a tomar forma. Hoje, 84 crianças de 3 meses a 5 anos estudam e se divertem juntas. 


Educação e diversão


O dia de aula na Baby Camp não é como em uma escola tradicional. Os alunos não costumam ficar somente na sala de aula, eles convivem e fazem atividades em todos os ambientes. As crianças são protagonistas da sua aprendizagem e aprendem de diferentes maneiras. 


“Como minha mãe já escreveu um livro sobre matemática lúdica, ela acredita muito na educação lúdica. A criança aprende brincando, ela não deve ficar trancada em uma sala, ela precisa passear por tudo. A criança deve ser protagonista da história dela” 


Com essa metodologia, baseada na autonomia dos alunos, eles podem experimentar, sentir e aprender com aulas de xadrez, culinária, música, pintura, balé, jiu-jitsu e muito mais. 


Cada etapa da aprendizagem é celebrada. Um desfile de flores na primavera, se fantasiar de carro na Semana do Trânsito e pintar quadros inspirados na Tarsila do Amaral são eventos comuns no dia a dia da escola. Os responsáveis não ficam de fora e acompanham todos os melhores momentos das crianças pelo Mural de Fotos da Agenda Edu


Leia mais: Como educar crianças protagonistas?


Tecnologia na Educação Infantil


Se você imagina que Educação Infantil não combina muito com tecnologia, precisa conhecer ainda mais a Baby Camp. Preocupados com a vontade dos pais em ver os filhos e na saudade que sentem durante o dia, a escola implantou um sistema de monitoramento


“A tecnologia nos dias de hoje tem que ser presente. O monitoramento facilitou muito a vida dos pais e, quando conhecemos a Agenda Edu, já estávamos pensando e precisando desse apoio” 


Depois de pesquisar por agendas digitais, a Baby Camp escolheu a Agenda Edu pela parceria com a Master. No início do ano escolar, eles já têm um engajamento muito alto e utilizam todas as funcionalidades. 


Confira os números da Baby Camp na Agenda Edu:



“Os professores gostaram muito, mas como é algo novo, ainda estão aprendendo a se adequar. Quando tem dúvidas, eles vêm até a secretaria e trabalhamos juntos”, conta Anna Paula. 


Para este ano, a escola planeja implementar tablets para auxiliar os professores a atualizar a Agenda Edu em tempo real. Assim, os responsáveis poderão acompanhar seus filhos ao longo do dia. 


Família na escola


Na Baby Camp, a tecnologia realmente aproxima a família da escola, mas também já gerou dúvidas. Com a chegada da Agenda Edu, alguns responsáveis ficaram aflitos, mas hoje estão ainda mais engajados. 


“No início, alguns disseram que preferiam a agenda de papel, mas explicamos que na correria muitos pais não conseguem ver e a agenda digital é em tempo real. Eles vão recebendo as informações e eu acompanho, tiro dúvidas. Agora, eles falam que foi a melhor coisa que aconteceu e que não esquecem de nada. Dizem que foi a melhor novidade na vida deles”. 


Anna Paula explica que a família sempre foi presente na escola, mas de forma mais lenta. Hoje, eles mandam mensagens diariamente e logo são respondidos. Além disso, os responsáveis são bastante presentes na vida escolar das crianças e gostam de acompanhar a rotina dos filhos. 


Veja mais: Relação família e escola: como melhorar?


“A gente conversa com os responsáveis, trabalhamos em parceria com família e escola. Como temos esse laço, sabemos o que acontece com a criança”, explica. A Baby Camp também faz reuniões de pais todos os meses e convida toda a família para os eventos. “Vem vó, vô, tia, tio, primo, toda a família para ver as atividades da criança”. 


A escola gosta de enviar informativos mensalmente e mandar comunicados todos os dias, até mesmo se a criança faltar, os responsáveis recebem Sentimos sua falta. A direção costuma conversar diretamente com os pais e acredita que por isso eles são tão presentes na escola. “Não colocamos barreiras, fortalecemos o carinho e a atenção que eles precisam. Eles são importantes pra gente”. 


Confira outras histórias de sucesso e inspire-se, baixando grátis o nosso e-book!


Agenda Edu

Recent Posts

WhatsApp agora cobra por disparos em massa. Sua escola está preparada para isso?

Imagine uma escola com 100, 300, 500 ou até 1.000 alunos. Agora imagine essa escola…

2 semanas ago

Como fazer o processo de matrícula escolar mais fácil em 2025?

A época de matrícula escolar virou pesadelo para muitas escolas. Entre outubro e janeiro, gestores…

1 mês ago

Módulo Assinaturas: como a assinatura digital para escolas elimina o caos nas matrículas

A assinatura digital para escolas representa uma transformação fundamental na gestão educacional brasileira, eliminando a…

1 mês ago

Contrato escolar: boas práticas para manter a confiança das famílias

Você já parou para pensar que o contrato escolar pode ser um dos principais aliados…

1 mês ago

De conversas no WhatsApp a matrículas: o segredo para captar mais alunos

Toda matrícula começa com uma conversa. E, hoje, a maioria dessas conversas acontece pelo WhatsApp,…

2 meses ago

Agenda Edu no 20º Rabbit Crescer: Inovação, IA e o Futuro da Educação

Nos dias 26 e 27 de agosto, a edição 20ª Rabbit Crescer reuniu gestores e…

2 meses ago