Agenda Edu

História de Sucesso: Educandário Joaquim Domingos

Escola inicia o uso da tecnologia durante a pandemia para continuar as atividades escolares


Durante este período de suspensão das aulas, devido a pandemia do Covid-19, escolas de todo o Brasil usam da criatividade e da tecnologia para manter a jornada educacional ativa. 


No mesmo cenário de diversas escolas do país, um colégio com mais de 900 alunos, localizada na cidade de Horizonte, Ceará, precisou adaptar-se rapidamente para continuar as atividades escolares, adotando a tecnologia na rotina pela primeira vez.


O Educandário Joaquim Domingos foi fundado em 1994, inicialmente com 27 alunos de Educação Infantil, sendo o pioneiro como instituição de ensino particular na região. 


A jornada educacional continua: conheço o manifesto da Agenda Edu


Para entender melhor como foi esse período de adaptação, conversamos com Maria Gilvania Cavalcante, Diretora Pedagógica da instituição: 


“Veio essa situação do Coronavírus e a gente precisou realmente se afastar dos alunos. Ficamos aqui sem saber o que fazer. Nosso contato sempre foi via agenda física e sempre nos comunicamos bem por lá, até porque os pais vêm muito à escola e a gente tem esse contato diário. Mas a gente perdeu esse vínculo de comunicação. “ 


O Educandário, há 25 anos, adota uma comunicação frequente com os responsáveis. Por meio da agenda de papel, conectava famílias e alunos aos mais de 50 profissionais da escola. Neste cenário, pela primeira vez na história do colégio, foi necessária a adoção de recursos tecnológicos para continuar entregando um ensino de qualidade.


Leia mais: Aplicativos para escolas: o que eles podem oferecer?


Assim, no início do período de isolamento social, a instituição decidiu aderir às redes sociais para não perder os vínculos, compartilhar dicas e informações sobre o período de pandemia, além de celebrar datas comemorativas.


A diretora pedagógica já conhecia a Agenda Edu por acompanhar a rotina escolar do filho, estudante de outra instituição. Ao perceber a fácil usabilidade do aplicativo, enxergou um caminho para encurtar a distância da escola com alunos e suas famílias.


“O processo da adesão foi bem tranquilo, um dia conversamos, no outro já fechamos o contrato e, com um semana, já conseguimos implantar.” 


Implantando a Agenda Edu


Com o apoio da equipe da Agenda Edu, o processo de implantação foi rápido e eficiente, durando apenas uma semana. Com aproximadamente um mês de uso da plataforma, o colégio já alcançou quase 90% de adesão das famílias à nova tecnologia de comunicação escolar. Agora, a Agenda Edu é o canal oficial de comunicação da escola. 


O fato de poder acompanhar o engajamento individual de alunos e responsáveis foi um diferencial, pois não era possível ter dados concretos com a agenda física. Hoje, coordenadores e professores podem observar o índice de visualizações nas atividades passadas, e confirmação de leitura para comunicados importantes. 


Confira também: 5 dicas sobre gestão escolar durante a suspensão das aulas


Gilvania decidiu utilizar a plataforma por completo, começando o uso com as funcionalidades mais básicas e já dentro da rotina da instituição, como Atividades, Comunicados, Mensagens e Eventos. Porém, já planeja utilizar a nossa ferramenta amplamente, por exemplo, visa a possibilidade de receber pagamentos escolares na nossa ferramenta EduPay


“A gente elencou algumas prioridades, na primeira semana queríamos colocar todo mundo dentro da Agenda. Agora, vamos manter os envios e treinar os professores com outras ferramentas tecnológicas. Foi uma semana para todo mundo treinar e aprender a dar aulas online.”


Um bom conhecimento sobre as necessidades da escola foi fundamental para adotar tantas mudanças ao mesmo tempo, pois entendiam o que era necessário em cada momento, adaptando aos poucos os processos já costumeiros e às novidades que as ferramentas poderiam proporcionar. 


“Para a gente, a Agenda Edu é uma grande aliada nesse momento. Eu mando um comunicado e, pouco tempo depois, rapidinho, vários responsáveis já visualizaram“, conta Gilvania.


O grande desafio da suspensão das aulas


A rotina educacional precisou ser totalmente adaptada, uma vez que novos hábitos e processos entraram no dia a dia da escola após a suspensão das aulas.


A aproximação dos pais nas atividades de sala de aula trouxe o desafio de envolver os responsáveis em toda jornada de aprendizagem, principalmente para alunos do infantil.


Saiba mais em: 5 dicas de relacionamento escolar durante a suspensão das aulas


Para o Educandário Joaquim Domingo, que já tinha um ótimo relacionamento com as famílias, o maior desafio no momento é a comunicação, sendo necessário transmitir informações de maneira ainda mais clara e eficaz. 


Para isso, logo após a adesão da Agenda Edu, a equipe do colégio se mobilizou para falar por telefone com todos os responsáveis, comunicando sobre a nova agenda digital e a importância que ela tem para continuação do ano letivo. 


“O grande desafio hoje é orientar os pais. Então, nós decidimos ter aulas online”, explica a diretora.


Para a educação infantil, em que o desafio é ainda maior, o colégio adotou uma proposta semelhante às outras turmas. Todos os dias os responsáveis recebem o que precisa ser feito com seus filhos, seguindo a orientação de cada professora. As atividades são diversas, desde conversa sobre datas comemorativas até brincadeiras interativas. 


“Nem todo pai tem didática para ensinar um aluno do primeiro ano a ler, então é preciso que nós sejamos claros. Por isso, fizemos um roteiro de estudo e a cada dia orientamos o que o aluno precisava fazer. Porém, há interpretações diversas, pois percebemos que a orientação escrita precisa ser mais clara e objetiva. […] Muitos responsáveis ainda estão trabalhando, então é toda uma nova realidade para se adaptar. “


De escola para escola – dicas para quem está começando o uso de  tecnologias:


O colégio implantou a Agenda Edu em uma semana e pretende continuar o uso quando as aulas presenciais retornarem, pois perceberam que agora a comunicação é mais clara e os gestores podem ter maior controle sobre adesão e engajamento das famílias às atividades escolares. 


Confira: Agenda Edu e plataformas educacionais disponibilizam versões gratuitas durante suspensão das aulas


Para finalizar, Gilvania deixou algumas dicas para escolas que, assim como o Educandário Joaquim Domingos, passaram a utilizar recursos tecnológicos neste período de crise. Confira as dicas a seguir: 


  1. Uma dica importantíssima: siga os tutoriais da plataforma. São imprescindíveis nesse momento.
  2. É preciso sensibilizar, ao máximo, todas as pessoas envolvidas no processo. Não adianta a escola querer uma tecnologia nova e os pais não aderirem, por isso é tão necessário apresentar como as famílias podem se apropriar bem dessa ferramenta. O contato fica mais constante para acompanhar o que está acontecendo no colégio, fortalecendo o laço com estes dois pilares importantes, família e escola.
  3. Acredito que é fundamental que sejam colocadas pessoas certas no lugar certo, para que seja possível  extrair 100% o que a funcionalidade pode oferecer. Não precisa ser um expert em informática, mas sim uma pessoa que queira fazer tudo o que a ferramenta propõe.

Para superarmos juntos os impactos do Covid-19 na educação, adotamos o Movimento pela Educação Digital, e estamos disponibilizando o uso gratuito de uma versão reduzida da plataforma para escolas não parceiras.  Saiba mais e solicite para a sua escola.



Agenda Edu

Recent Posts

WhatsApp agora cobra por disparos em massa. Sua escola está preparada para isso?

Imagine uma escola com 100, 300, 500 ou até 1.000 alunos. Agora imagine essa escola…

4 dias ago

Como fazer o processo de matrícula escolar mais fácil em 2025?

A época de matrícula escolar virou pesadelo para muitas escolas. Entre outubro e janeiro, gestores…

4 semanas ago

Módulo Assinaturas: como a assinatura digital para escolas elimina o caos nas matrículas

A assinatura digital para escolas representa uma transformação fundamental na gestão educacional brasileira, eliminando a…

1 mês ago

Contrato escolar: boas práticas para manter a confiança das famílias

Você já parou para pensar que o contrato escolar pode ser um dos principais aliados…

1 mês ago

De conversas no WhatsApp a matrículas: o segredo para captar mais alunos

Toda matrícula começa com uma conversa. E, hoje, a maioria dessas conversas acontece pelo WhatsApp,…

1 mês ago

Agenda Edu no 20º Rabbit Crescer: Inovação, IA e o Futuro da Educação

Nos dias 26 e 27 de agosto, a edição 20ª Rabbit Crescer reuniu gestores e…

2 meses ago