Agenda Edu

História de Sucesso: Escola Brasinha & Colégio Lyon

Grupo educacional adota ensino 100% digital durante a suspensão das aulas. 


Instituição Ensino em Campinas/SP continua o plano de ensino totalmente online durante a suspensão das aulas, utilizando a Agenda Edu do Berçário ao Ensino Médio. 


A Escola Brasinha foi criada em 1979 e, 20 anos depois, formando um Grupo Educacional, foi fundado o Colégio Lyon, também na cidade de Campinas. Utilizando a metodologia humanista, o Grupo atende do Berçário ao Ensino Médio. 


Como parte do seu DNA, a tecnologia está presente na instituição para quebrar as barreiras físicas da escola e se fazer presente em todo lugar, tendo os professores como mediadores do conhecimento e como referências para os 800 alunos que hoje a instituição atende. 


Nesse contexto, existe o desafio de construir uma presença virtual mantendo a metodologia humanista. Foi por isso que, já em 2017, a Escola Brasinha e o Colégio Lyon passaram a ser parceiros da Agenda Edu. O Grupo acredita na valorização da convivência de todos os atores da jornada educacional, construindo um senso de pertencimento para promover um engajamento igualitário em todo processo de aprendizagem. 


A jornada educacional continua!


Apesar de a tecnologia já estar implantada na sua rotina, com equipamentos para todas as turmas e treinamento constante para a equipe pedagógica, a instituição precisou se adaptar ao período de suspensão forçada das aulas causado pela pandemia do Covid-19. Para entender este processo de adaptação, conversamos com Thiara Pedico, Gestora Educacional do Grupo da Escola Brasinha e do Colégio Lyon.


Thiara dividiu com a gente como a Agenda Edu está sendo utilizada para manter o fluxo do plano de ensino, conectando escola, famílias e alunos durante a suspensão das aulas:


“Estamos sem aula há uma semana. Quando saiu a notícia, já corremos para tratar com os professores como seria. Fechamos a escola na quinta e já tínhamos vídeos prontos até o começo dessa semana. Agora, cada professor está gravando os seus próprios vídeos.” 


As crianças do Berçário estão recebendo vídeos das suas professores com músicas e leituras educativas. Já para alunos de 3 anos de idade até o Ensino Médio, as atividades continuam diariamente, com instruções sendo enviadas pela Agenda Edu, indicando o que precisa ser feito, em qual página do livro e, para complementar, um vídeo com correção da atividade. 


Leia também: Coronavírus | Prepare sua escola para acompanhamento remoto dos alunos


Até a educação física se manteve constante. Para os alunos mais velhos, o professor envia atividades de psicomotricidade, pilates e alongamentos para alunos e responsáveis, incentivando toda a família a manter corpo e mente ativos. 


O Grupo está realizando as aulas ao vivo, pela Agenda Edu, utilizando Google Hangouts, por meio da funcionalidade Eventos, sendo possível agendar, enviar lembretes diários para os convidados e transmitir as aulas. 


Entenda mais: Dicas para gravar videoaulas e fazer transmissões ao vivo.


Além disso, se for utilizada outra plataforma para transmissão ao vivo ou se for um vídeo gravado, a escola envia o link de acesso pela Agenda Edu. Dessa forma, consegue manter o controle de engajamento dos alunos e dar continuidade com sucesso no plano de ensino.


“Nunca tínhamos realizado uma videoaula, mas precisamos começar semana passada. Pela necessidade, fomos obrigados e a Agenda Edu está sendo essencial. Tudo que irá acontecer nós usamos a Agenda Edu para comunicar, mesmo que seja aula ao vivo por outra plataforma. Sem vocês, nada disso estaria funcionando.”


Os desafios de ser uma escola presente!


A Gestora Educacional do Grupo conta que os alunos enviam perguntas diretamente para o professor utilizando a funcionalidade Mensagens, evitando prejuízos na aprendizagem. Essa prática já era costume da instituição antes mesmo da suspensão das aulas, o que já construiu um fluxo aberto de comunicação entre escola, famílias e alunos. 


Saiba mais: Como fazer acompanhamento pedagógico remoto.


Da mesma forma, as outras atividades da escola não param: secretaria, financeiro e coordenações continuam normalmente os atendimentos, tirando dúvidas, enviando boletos e mantendo o contato constante com as famílias. Tudo funciona de maneira simples e organizada, pois cada setor e professor possui um canal específico na Agenda Edu, fazendo com que alunos e responsáveis se sintam amparados, atendidos da melhor maneira possível. 


“Os primeiros dias foram mais difíceis, alguns ficaram bem inseguros, mas agora estamos bem mais tranquilos, está tudo certo, feito e encaminhado. Todo mundo vai acostumando e vendo que funciona com eficácia. As famílias estão gostando e estamos recebendo  feedbacks superpositivos, além de que os alunos estão conseguindo manter a rotina.”


Paralela às mudanças na escola, presenciamos também uma transformação nas rotinas das famílias, sendo um essencial pilar para a jornada educacional continuar. 


“Eu vejo que o maior desafio não está sendo para a escola, mas sim para os pais e para as famílias como um todo, principalmente para Educação Infantil e Fundamental 1. Muitas mães não estavam acostumadas com a rotina de sentar com o filho, assistir videoaula e fazer uma tarefa… Mas, agora, conseguem ver mais de perto uma dificuldade de aprendizado do filho e como pode ajudá-lo. “


Os desafios estão sendo superados com o engajamentos de todos os atores: escola, mantendo a rotina de ensino e a disposição para se adaptar às necessidades do momento atual, com  criatividade e com um olhar positivo. A Escola Brasinha e o Colégio Lyon souberam enxergar  oportunidade na suspensão das aulas para construir uma educação ainda mais inclusiva, inovadora e resiliente.  


Do outro lado, as famílias se engajam ainda mais na jornada educacional, quando alunos se empenham para continuar a rotina e responsáveis abraçam o desafio de acompanhar cada etapa do processo de aprendizagem, estando mais próximos e ativos no dia a dia dos estudantes. 


“Eu diria que a Agenda Edu é essencial e não tem como fugir hoje em dia da tecnologia. Vejo escolas que não tinham esse hábito e tiveram que criar grupo de WhatsApp para se adaptarem. Porém, por Whatsapp, qualquer assunto pode ser levantado e tirar o foco da educação. Diferente da comunicação via Agenda Edu, que é direcionada, consegue focar no professor, controlar o tempo e toda a equipe tem seu horário de trabalho mais organizado.” 


Assista a seguir um vídeo que a Escola Brasinha e o Colégio Lyon prepararam para seus alunos e famílias: 




Sua escola ainda não tem Agenda Edu? Para superarmos juntos os impactos do Covid-19 na educação, adotamos o Movimento pela Educação Digital, e estamos disponibilizando o uso gratuito de uma versão reduzida da plataforma para escolas não parceiras, até o dia 31/05. Saiba mais e solicite para a sua escola.



Agenda Edu

Recent Posts

WhatsApp agora cobra por disparos em massa. Sua escola está preparada para isso?

Imagine uma escola com 100, 300, 500 ou até 1.000 alunos. Agora imagine essa escola…

1 semana ago

Como fazer o processo de matrícula escolar mais fácil em 2025?

A época de matrícula escolar virou pesadelo para muitas escolas. Entre outubro e janeiro, gestores…

1 mês ago

Módulo Assinaturas: como a assinatura digital para escolas elimina o caos nas matrículas

A assinatura digital para escolas representa uma transformação fundamental na gestão educacional brasileira, eliminando a…

1 mês ago

Contrato escolar: boas práticas para manter a confiança das famílias

Você já parou para pensar que o contrato escolar pode ser um dos principais aliados…

1 mês ago

De conversas no WhatsApp a matrículas: o segredo para captar mais alunos

Toda matrícula começa com uma conversa. E, hoje, a maioria dessas conversas acontece pelo WhatsApp,…

1 mês ago

Agenda Edu no 20º Rabbit Crescer: Inovação, IA e o Futuro da Educação

Nos dias 26 e 27 de agosto, a edição 20ª Rabbit Crescer reuniu gestores e…

2 meses ago