Práticas pedagógicas

Afetividade na Educação Infantil: qual é a sua importância?

Ao chegar na escola, as crianças despedem-se dos pais, encontram a professora, entram na sala de aula, guardam a mochila e sentam na sua carteira. Percebeu o que está faltando neste cenário? Adicione a afetividade na Educação Infantil e será bastante diferente. 


Teremos beijos e abraços na despedida, sorrisos e acolhimento no encontro com a professora, cuidado com seus materiais escolares e felicidade ao encontrar o seu lugar na sala. 


A afetividade na Educação Infantil é um dos pontos principais na jornada dos alunos e deve ser trabalhada de perto pelos educadores. Sua escola ainda não se preocupa com isso? Continue a leitura e entenda mais:


Por que ter afetividade na Educação Infantil?


A primeira infância, que acontece de 0 a 5 anos, é o momento de construção da nossa base cognitiva, motora, social, emocional e ética. A família já não é o único contato da criança com o mundo, a escola entra como a base de aprendizagem e os professores são os agentes de transformação.


É importante lembrar que os sentimentos são o grande canal de comunicação da criança. Ela se expressa com sorrisos, choros e gritos até aprender a falar e conseguir se relacionar melhor com as pessoas. Ou seja, ela também entende expressões e emoções como linguagem. 


A afetividade na Educação Infantil ajuda os alunos a se desenvolverem. Sendo felizes na escola, eles terão vontade de estudar e vão aprender sobre suas vontades, pensamentos, autoestima e coletividade.


Leia mais: A importância da Educação Emocional nas escolas


Como ser afetivo na escola


A afetividade não é somente trocar abraços e beijos. Ela vai muito além do carinho físico, é também prestar atenção, observar e cuidar, todos elementos essenciais na educação. As crianças precisam sentir que são importantes e ouvidas para ter confiança e segurança.


Leia mais: A importância da observação na Educação Infantil


Existem diversas maneiras de trabalhar a afetividade na Educação Infantil. Os professores podem conversar com os alunos antes ou depois da aula para saber o que eles fizeram em casa, acompanhar as atividades de perto destacando pontos positivos e elaborar atividades interativas. 


Uma metodologia interessante que você pode aplicar na sua escola é a disciplina positiva. Ela substitui as punições por fundamentos que trabalham a melhoria da autoestima, confiança e trazem recursos para solucionar problemas. 


Saiba mais: Disciplina positiva: o que é e como usar nas escolas?


Sentimentos que educam


Para se desenvolver de forma saudável, a criança precisa se sentir segura e acolhida em todos os ambientes que frequenta. O seu relacionamento com professores e colegas deve ser positivo e mostrar que ela é vista com respeito e compreendida.


A afetividade na Educação Infantil é o que transforma a criança em uma pessoa responsável, crítica, motivada, solidária e criativa. É o que ajuda a formar sua personalidade, moldando sua forma de enxergar os problemas e as outras pessoas. 


Pensando nisso, também é importante ressaltar como a afetividade é necessária no ensino de todos os alunos, independente de cor, sexo, raça ou qualquer outra condição. A educação deve ser sempre inclusiva e precisa considerar as limitações e necessidades de cada indivíduo.


Entenda melhor: Educação Inclusiva: o que a escola pode fazer a respeito?


Limites da afetividade na Educação Infantil


Entendendo a sua importância, também é necessário conhecer os limites que devem ser impostos pela escola na construção da afetividade na Educação Infantil. O vínculo entre professores e alunos deve estar sempre focado na aprendizagem. 


O educador precisa respeitar o espaço e tempo de cada criança e do grupo, trazer questionamento adequados para sua faixa etária e sempre utilizar dinâmicas interessantes e lúdicas. 


Seja um profissional que faz a diferença na vida do seu aluno. Uma criança acolhida sempre lembrará da sua escola e levará os ensinamentos por toda a sua jornada. 


Fontes:

Nova Escola

Estadão 


Agenda Edu

Recent Posts

WhatsApp agora cobra por disparos em massa. Sua escola está preparada para isso?

Imagine uma escola com 100, 300, 500 ou até 1.000 alunos. Agora imagine essa escola…

1 semana ago

Como fazer o processo de matrícula escolar mais fácil em 2025?

A época de matrícula escolar virou pesadelo para muitas escolas. Entre outubro e janeiro, gestores…

1 mês ago

Módulo Assinaturas: como a assinatura digital para escolas elimina o caos nas matrículas

A assinatura digital para escolas representa uma transformação fundamental na gestão educacional brasileira, eliminando a…

1 mês ago

Contrato escolar: boas práticas para manter a confiança das famílias

Você já parou para pensar que o contrato escolar pode ser um dos principais aliados…

1 mês ago

De conversas no WhatsApp a matrículas: o segredo para captar mais alunos

Toda matrícula começa com uma conversa. E, hoje, a maioria dessas conversas acontece pelo WhatsApp,…

1 mês ago

Agenda Edu no 20º Rabbit Crescer: Inovação, IA e o Futuro da Educação

Nos dias 26 e 27 de agosto, a edição 20ª Rabbit Crescer reuniu gestores e…

2 meses ago