As aulas estão quase começando, e você já sabe como trabalhar com alunos portadores do Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)?
Você professor, educador ou orientador educacional já deve ter ouvido falar sobre ao menos uma das características presentes na vida de uma criança com o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).
E, se ainda não sabe, existem três tipos:
– TDAH Tipo Desatento
– TDAH Tipo Hiperativo-Impulsivo
– TDAH Tipo Misto
Diante de tais possibilidades, é preciso que os profissionais da educação adotem determinadas estratégias em sala de aula para aproximar o conteúdo a ser ensinado dos alunos.
Veja outro artigo da Neurosaber: “Como lidar com transtorno de comportamento na escola?”
A princípio, é interessante adotar algumas táticas para facilitar a concentração do aluno. Todos nós sabemos que a sala de aula é um local plural, ou seja, cada um traz uma peculiaridade. Isso pode chamar a atenção do pequeno.
Então, vejam as sugestões iniciais que temos para driblar essas distrações e que podem ser encontradas no ambiente escolar:
Hoje em dia, os suportes multimídia servem como uma alternativa eficaz para auxiliar os educadores. Os equipamentos audiovisuais são essenciais: filmes, animações, clipes animados e trechos de peças publicitárias (que respeite a faixa etária do pequeno) tendem a dar um tom mais lúdico à aula.
Além disso, existem outros materiais que podem complementar a estratégia pedagógica, como jornais, revistas, gibis, jogos de tabuleiros, desenhos, entre outros. Tudo isso pode ser utilizado junto com os recursos multimídia citados acima.
Para deixar os exames pedagógicos mais acessíveis à criança com TDAH, o aconselhável é contribuir ao máximo com o enunciado presente na folha de papel, seja utilizando bastante desenhos gráficos ou usando palavras que facilitem o entendimento.
Uma criança com TDAH pode perder materiais e exercícios por distração (esquecimento). Para evitar essas situações, incentive-a a adotar medidas que diminuem esses aborrecimentos, colocando nomes nos objetos e utilizando somente o que for utilizado. Para as tarefas, o uso de uma pasta plástica é o ideal.
Dificuldade de aprendizagem: como ajudar os alunos a contorná-la?
É preciso ficar atento quanto às anotações que o aluno faz em sala de aula. Para isso, estimule-o a utilizar bloquinhos de papel, post-it, agendas, calendários, etc.
Os pequenos atos são suficientes para incutir na criança o quanto ela é útil e capaz de se superar. Todo progresso conquistado merece ser reconhecido por meio de elogios imediatos. Isso tende a dar mais força para o estudante.
Nós, da Neurosaber, somos um projeto que acredita na transformação de práticas profissionais e vivências familiares por meio do conhecimento. Já formamos mais de 10 mil profissionais e famílias, e trabalhamos todos os dias para levar conteúdo rico e com fundamentação científica para dentro de escolas, clínicas e casas.
Não estamos nessa missão sozinhos. Por isso contamos com parcerias como a Agenda Edu para disseminar essa mensagem de transformação, e agregar ainda mais valor ao conhecimento científico. Você leitor, poderá conferir artigos escritos pela Neurosaber aqui na Agenda Edu e em nosso blog.
O papel do gestor escolar tem evoluído constantemente para atender às novas demandas das famílias.…
Prepare-se para a revolução na gestão escolar! Em 2025, a Agenda Edu já está confirmada…
A rotina do gestor escolar está cada vez mais cheia de desafios e tarefas demandam…
Já pensou em fazer uma pesquisa de satisfação escolar e saber o que as famílias…
Com certeza você já deve ter recebido ou visto um boleto ou uma imagem para…
Sabemos que a rotina dos professores vai muito além da sala de aula. Além de…
View Comments
Boa noite, sou uma cuidadora, acompanho uma criança que esta tendo muitas dificuldades de alfabetização. Gostaria muito de ajuda-la a se concentrar no que ensinamos: vogais, consoantes e números. ele tem dificuldades motoras de sobe/desce M ele faz um W. O Numero 2 esta sendo uma batalha constante. Espero contar com alguma ajuda. Desde já agradeço.
Olá, Sebastiana!
Para ter um acompanhamento completo, sugerimos contar com a ajuda de um pedagogo especializado e psicopedagogo. Uma equipe multidisciplinar é a chave para aprimorar a aprendizagem dos alunos. ?