Práticas pedagógicas

Estratégias para escolas: veja melhores momentos do 1º Conversa Paralela ao vivo

No dia 27 de janeiro, aconteceu a primeira edição do Conversa Paralela ao vivo, uma live sobre educação para gestores e professores. Discutimos sobre estratégias para escolas no novo ano letivo com a presença de centenas de educadores de todo o país. 


Nosso primeiro convidado foi Emilio Munaro, que foi o primeiro Diretor de Educação da Microsoft Brasil e hoje é Vice-Presidente da ANEBHI – Associação Nacional de Educação Básica e Híbrida. 


A live foi conduzida por Jones Brandão, Diretor de Educação da Agenda Edu, e está disponível na íntegra no Youtube da Jornada Edu. 



Confira os melhores momentos:


Estratégias para escolas no novo ano letivo 


Emilio abriu a primeira edição do Conversa Paralela ao vivo com uma verdadeira aula de história que explicou as tendências mundiais em tecnologia, inovação e, claro, educação. 


? A dica de livro é Armas, Germes e Aço – Os Destinos das Sociedades Humanas, livro escrito por Jared Diamond. 


Agora, temos a ideia errada de que as escolas voltarão a ser como eram antes da pandemia. Para Emilio, isso não tem a mínima possibilidade de acontecer. Mesmo com o avanço da vacinação e controle de ambientes, nunca voltaremos a operar como antes, e precisamos estabelecer novos vínculos com os alunos. 


“O estabelecimento do vínculo presencialmente é muito mais fácil. Nem todos os alunos tiveram acesso a tecnologia, os que tiveram ficaram cansados e é tudo mais dinâmico no presencial. Mas, não dá pra enterrar os 2 últimos anos e empurrar pra baixo do tapete. O que aconteceu, aconteceu, e o que nós precisamos é repensar e ter um plano de trabalho para o futuro.” 


Como fica a educação híbrida?


Um dos termos mais pesquisados e polemizados nos últimos anos foi o ensino híbrido. Muitos educadores ainda têm uma ideia errada sobre como colocá-lo em prática e continuam resistindo em aceitar como uma metodologia que veio para ficar.


“O professor teve que se reinventar completamente. Ele passou a ser exposto, porque antes dava aula pro aluno, não pra família. De repente a gente entrou na casa dos pais e mães, eles ouviram a gente dando aula, lecionando, criando estratégias. A educação híbrida, vamos deixar uma coisa clara, não é tecnologia e presencial, é muito mais do que isso! É a capacidade que você tem de falar de diversas formas de ensino e aprendizagem, e hoje a tecnologia é uma delas.”


Um dos exemplos citados por Emilio foram as escolas dos municípios do Nordeste que enviaram o material para a casa dos alunos. Isso também é ensino híbrido. 



O papel da tecnologia na educação


Com certeza, uma das maiores estratégias para escolas neste momento é entender qual é o papel da tecnologia na sala de aula (e na instituição como um todo). Não podemos mais negar a importância do celular e da internet na vida dos alunos, mas sim torná-los aliados. 


“Como nós podemos apartar crianças e jovens que vivem com tecnologia, Instagram, TikTok para uma sala de aula em que ele tem que ficar completamente afastada dos aparelhos? A Sociedade 4.0 é formada pela tecnologia. Peço ao gestor a compreensão e empatia de trabalhar com seus professores e incentivar abertura ao novo, aprender novas tecnologias. E a escola deve ajudar para que essa tecnologia seja utilizada de forma responsável.”


A era do socioemocional chegou


Outra estratégia para escolas primordial é o desenvolvimento de habilidades socioemocionais com um trabalho voltado para a saúde mental tanto da equipe quanto dos alunos. A escola deve ser um local de acolhimento em que seja seguro falar e aprender sobre as emoções.


“A gestão precisa revisar o currículo da escola, entender como priorizar os conteúdos e fazer com que a avaliação reflita isso. Tudo deve ser permeado com amor e ternura. Se não trouxermos o lado humano para a educação, ela fica esvaziada. A escola nada mais é do que o microcosmo da sociedade, é o instrumento para preparar crianças e jovens para a nossa sociedade.”


Leia mais:  Como trabalhar as habilidades socioemocionais na escola


Conversa Paralela ao vivo


Toda última quinta-feira do mês em 2022, acontecerá a Conversa Paralela ao vivo, diretamente do Youtube, com convidados especiais debatendo os temas mais urgentes da educação.


Você pode se inscrever para assistir em tempo real, interagir e tirar dúvidas. Depois, o webinar será disponibilizado em formato de áudio no podcast Conversa Paralela para você ouvir quando quiser!


Em breve, divulgaremos o tema e convidados do próximo evento. Fique ligado no Instagram da Jornada Edu. 


Agenda Edu

Recent Posts

WhatsApp agora cobra por disparos em massa. Sua escola está preparada para isso?

Imagine uma escola com 100, 300, 500 ou até 1.000 alunos. Agora imagine essa escola…

4 dias ago

Como fazer o processo de matrícula escolar mais fácil em 2025?

A época de matrícula escolar virou pesadelo para muitas escolas. Entre outubro e janeiro, gestores…

4 semanas ago

Módulo Assinaturas: como a assinatura digital para escolas elimina o caos nas matrículas

A assinatura digital para escolas representa uma transformação fundamental na gestão educacional brasileira, eliminando a…

1 mês ago

Contrato escolar: boas práticas para manter a confiança das famílias

Você já parou para pensar que o contrato escolar pode ser um dos principais aliados…

1 mês ago

De conversas no WhatsApp a matrículas: o segredo para captar mais alunos

Toda matrícula começa com uma conversa. E, hoje, a maioria dessas conversas acontece pelo WhatsApp,…

1 mês ago

Agenda Edu no 20º Rabbit Crescer: Inovação, IA e o Futuro da Educação

Nos dias 26 e 27 de agosto, a edição 20ª Rabbit Crescer reuniu gestores e…

2 meses ago