Práticas pedagógicas

Saiba como construir uma escola conectada



Inclusão das tecnologias nas escolas



A forma de incluir as tecnologias nas escolas ainda é um dos assuntos mais discutidos entre os educadores. Apesar de não ser uma novidade, o tema ainda gera reflexão devido a sua complexidade. 


Quais os desafios encontrados? Como ter uma escola conectada e aliar tecnologia com a educação? São alguns dos questionamentos e dúvidas que surgem quando uma escola deseja utilizar as novas tecnologias.


“As escolas devem utilizar o potencial das tecnologias para transformar o processo de aprendizado, caminhando na direção do que o Boston Consulting Group chamou de Smart Education, que é a Educação inteligente, conectada e tecnológica.”


Para isso, existem algumas práticas que podem ajudar na construção de uma escola conectada e tecnológica:



Capacitação de gestores e professores



Tão importante quanto ter ferramentas tecnológicas na escola, é a capacitação de professores e gestores quanto ao seu uso. Assim, eles podem utilizá-las de maneira correta, extraindo delas todo o potencial, além de desenvolver sua habilidades.


Com a formação continuada, a escola poderá usar a tecnologia no processo de aprendizado de forma eficiente, inovadora e fácil.



Consistência e continuidade



Ao inserir a tecnologia na escola, é preciso manter um uso consistente e contínuo da solução, para que haja uma melhor adaptação por parte de todos. Além de garantir uma maior segurança quanto ao uso de novas plataformas para alunos e professores.



Formação ética e moral no uso da tecnologia



Muitas escolas ficam preocupadas com os riscos da superexposição e do acesso das crianças a conteúdos impróprios. A saída é a educação para a cidadania digital, estruturada para alunos, professores e famílias. Por isso, é importante a capacitação de gestores e professores para um uso saudável e sem risco.



A escola deve usar ferramentas contemporâneas



A escolha das ferramentas que serão utilizadas na escola, também é algo que requer atenção. Utilize ferramentas contemporâneas que ajudem alunos, professores e até aos  responsáveis a estarem de acordo com suas realidades atuais e futuras.


As agendas escolares digitais já são um dos maiores sucessos entre as escolas que querem uma solução de comunicação moderna e tecnológica. Uma ótima forma de oferecer algo mais atrativo e atual para alunos e responsáveis, já que a conexão das agendas digitais está entre a escola, alunos e os responsáveis.


Na agenda digital, a escola envia todas as informações escolares com poucos cliques. Alunos e responsáveis recebem em seus aplicativos e podem acessar a qualquer hora e em qualquer lugar. Desse modo, além de estarem conectados, a escola oferece uma comunicação rápida, eficiente e de qualidade.


Quer saber mais sobre a agenda escolar digital? Conheça a Agenda Edu.


Texto adaptado: Nova escola
Agenda Edu

Recent Posts

WhatsApp agora cobra por disparos em massa. Sua escola está preparada para isso?

Imagine uma escola com 100, 300, 500 ou até 1.000 alunos. Agora imagine essa escola…

5 dias ago

Como fazer o processo de matrícula escolar mais fácil em 2025?

A época de matrícula escolar virou pesadelo para muitas escolas. Entre outubro e janeiro, gestores…

4 semanas ago

Módulo Assinaturas: como a assinatura digital para escolas elimina o caos nas matrículas

A assinatura digital para escolas representa uma transformação fundamental na gestão educacional brasileira, eliminando a…

1 mês ago

Contrato escolar: boas práticas para manter a confiança das famílias

Você já parou para pensar que o contrato escolar pode ser um dos principais aliados…

1 mês ago

De conversas no WhatsApp a matrículas: o segredo para captar mais alunos

Toda matrícula começa com uma conversa. E, hoje, a maioria dessas conversas acontece pelo WhatsApp,…

1 mês ago

Agenda Edu no 20º Rabbit Crescer: Inovação, IA e o Futuro da Educação

Nos dias 26 e 27 de agosto, a edição 20ª Rabbit Crescer reuniu gestores e…

2 meses ago