Tendências em educação

Como usar a tecnologia como fator decisivo para mudanças na educação

Lousas digitais, tablets, redes sociais e ferramentas tecnológicas fazem parte da realidade das crianças, jovens e muitas escolas atuais.  Quando se trata de tecnologia, todo aparelho é bem-vindo, porém é essencial saber usar essa poderosa ferramenta para obter dela as vantagens que pode trazer. Nem sempre a escola possui essa ferramenta e, quando possui, nem sempre sabe de que forma utilizar esse recurso, e por vezes acaba não usando a tecnologia a seu favor, deixando então de fazer uso de uma auxiliar poderosa e estimulante para alunos, pais e professores. Então, de que forma podemos usar a tecnologia a favor do ensino?

Em sala de aula

Mudando o foco da atenção da aula

O professor não pode mais ser o centro da aula, mas sim os alunos. O professor deve então atuar como um mediador entre o aluno e a tecnologia, apenas orientando os estudantes, que devem ser os responsáveis pelo desenvolvimento de seus próprios projetos.

Utilizando os recursos de forma inteligente e estabelecendo uma conexão com a realidade

Ao invés de copiarem conteúdo da internet – conteúdo esse que na grande maioria das vezes nem sequer é lido – deve-se instigar o aluno a desenvolver projetos, como, por exemplo, formas de melhorar o abastecimento de água na região, formas de economizar água, etc. Através de pesquisa, os alunos criarão possíveis soluções para problemas sociais, estabelecendo uma conexão com o mundo real.

As redes sociais podem ser usadas para angariar fundos, por exemplo, para orfanatos ou casas de repouso, dessa forma os alunos estarão ajudando a comunidade na qual moram.

Estimulando os trabalhos em grupo e multidisciplinares

A cooperação é um item importante a ser considerado quando se trabalha com a tecnologia. Certamente no futuro os alunos precisarão engajar-se com colegas de trabalho para a produção de projetos, e trocas de ideias e diferentes pontos de vista e habilidades farão com que desenvolvam um trabalho mais completo, bem como os ajudará a descobrirem suas habilidades e ensinará a serem mais tolerantes uns com os outros.

Avaliando os alunos sob outro prisma

É preciso criar meios de avaliar os alunos tendo como base sua produção, criatividade e engajamento nas atividades propostas, valorizando seu progresso e não suas falhas. Deve-se estabelecer tarefas que sejam desafiadoras e que levem o aluno a refletir.

Utilizando games

Vários jogos envolvem história, geografia, matemática, português, inglês, e tantos outros componentes pedagógicos. Jogos estimulam a criatividade, fazem com que o aluno pense em estratégias e exercitam a concentração e o raciocínio. Os alunos podem até mesmo desenvolver jogos, estórias, vídeos, protótipos, dentre outros recursos possíveis através da internet.

Fora da sala de aula

Através da tecnologia os pais podem acompanhar a evolução de seus filhos de qualquer lugar que estejam. Os pais podem também ser alertados quanto à urgência para conversar com o professor; os professores podem fazer registros mais precisos sobre as aulas e as notas de seus alunos, evitar muito trabalho manual que demandaria mais tempo, a secretaria pode trabalhar com mais precisão, eficiência e menos burocracia.

Quais são os fatores necessários para que a tecnologia seja uma aliada no processo de aprendizagem

Porém, para que tudo isso seja possível, a escola precisa contar com excelentes programas, equipamento e treinamento adequados, e, sobretudo do ponto de vista pedagógico, o planejamento é item essencial para que a evolução seja possível. O planejamento é essencial para que se possa usufruir da tecnologia o que ela possui de melhor, e aliar diversão à aprendizagem. Atividades sem objetivos e sem planejamento prévio tendem a desestimular professores e alunos, visto que os resultados não serão satisfatórios.

Portanto é fundamental planejar, verificar quais sites podem ser acessados, desenvolver uma estratégia de ação, estabelecer uma forma de avaliação, verificar quais etapas serão necessárias para concluir o projeto e qual o resultado desejado. Se possível, compartilhar o resultado com outras salas e professores, até mesmo criar atividades interdisciplinares, e pensar como esse projeto poderá ser utilizado a longo prazo pela instituição de ensino.

Este post foi útil para você? Comente e compartilhe. 

Agenda Edu

Recent Posts

WhatsApp agora cobra por disparos em massa. Sua escola está preparada para isso?

Imagine uma escola com 100, 300, 500 ou até 1.000 alunos. Agora imagine essa escola…

1 semana ago

Como fazer o processo de matrícula escolar mais fácil em 2025?

A época de matrícula escolar virou pesadelo para muitas escolas. Entre outubro e janeiro, gestores…

1 mês ago

Módulo Assinaturas: como a assinatura digital para escolas elimina o caos nas matrículas

A assinatura digital para escolas representa uma transformação fundamental na gestão educacional brasileira, eliminando a…

1 mês ago

Contrato escolar: boas práticas para manter a confiança das famílias

Você já parou para pensar que o contrato escolar pode ser um dos principais aliados…

1 mês ago

De conversas no WhatsApp a matrículas: o segredo para captar mais alunos

Toda matrícula começa com uma conversa. E, hoje, a maioria dessas conversas acontece pelo WhatsApp,…

1 mês ago

Agenda Edu no 20º Rabbit Crescer: Inovação, IA e o Futuro da Educação

Nos dias 26 e 27 de agosto, a edição 20ª Rabbit Crescer reuniu gestores e…

2 meses ago