Tendências em educação

Projeto escolar estreita laços e melhora engajamento

Tereza Mara, professora do ensino fundamental na rede municipal de Fortaleza (CE), desenvolveu um projeto chamado “Leitura em Família”. Nele, alunos e responsáveis leem juntos em suas casas.

 

O projeto escolar tem como objetivo estreitar os laços afetivos, fazendo com que os responsáveis se aproximem das crianças através da leitura e participem cada vez mais da rotina escolar dos alunos.

 

E hoje você poderá conhecer mais um pouco sobre esse projeto que vem transformando famílias,  o desempenho dos alunos em sala de aula, escola e a forma de educar. Confira a entrevista.

 

O projeto escolar

 

“O projeto escolar surgiu da necessidade de um aluno que veio até a minha mesa e pediu pra conversar comigo durante o intervalo da aula. Foi quando ele me disse, com olhinhos cheios de lágrimas, que os seus pais não gostavam dele e isso o deixava muito triste.

 

Aquilo me deixou muito sensibilizada!  Certamente eu tinha que fazer alguma coisa para aproximar os pais daquela criança. Foi aí que eu assumi a missão de criar alguma estratégia para aproximar os familiares dos alunos. Então, eu tive a ideia de montar kits de leitura para as crianças levarem para casa.

O kit continha 3 livros, escolhidos a dedo, e 1 caderno, onde os pais deviam registrar os momentos que tiveram durante a leitura. Primeiramente, eu apresentei o projeto escolar para as crianças. Elas ficaram encantadas! Adoraram a ideia e levaram os kits para suas casas.

 

Por fim, o resultado foi incrível! Eles trouxeram depoimentos emocionantes, em especial, recebi um em que a mãe não sabia ler, então o aluno leu para ela e, na hora de fazer o registro, ela ia ditando e o aluno escrevendo. A mãe dizia que estava muito feliz com aquele momento. Aquilo me deixou emocionada e cada vez mais motivada com o que estava fazendo.

 

O projeto foi bem recebido, muita gente aderiu e isso mudou até a postura do aluno em sala de aula. Eles passaram a ter um melhor desempenho. As mães começaram a vir até a escola, passaram a olhar a agenda e participarem mais da rotina escolar dos alunos.

 

“Eu vejo que as crianças gostam muito e querem repetir, sempre. E sabe por que eles querem repetir? Porque é tão bom, é tão difícil acontecer esses encontros, que eles ficam pedindo.”

 

A importância do engajamento família e escola

 

“A escola pode ajudar de diversas formas nessa aproximação, a elaboração de projetos que envolva a família, que promova eventos que tragam os pais para a escola. Um café literário, por exemplo, eu mesma vou fazer um, onde os pais podem ler, com um ambiente familiar, sarau…

 

Então, a gente tem que levar pra escola esse tipo de projeto, essas iniciativas. A família tem que está inserida, mas eu sei da dificuldade que os pais têm de irem até a escola.

 

Por isso, é preciso ter um atrativo, no caso, o atrativo e motivação maior é o próprio filho. Quando o filho chega em casa estimulado, conversando com os pais, com positividade e otimismo, ele vai contagiar os pais. Então, o filho precisa tocar o coração dele.

 

Eu trabalho com essa parte afetiva e emocional das crianças, porque é um momento muito rico. Onde há leitura e afetividade, existem mudanças.

 

O projeto escolar está modificando famílias, alunos e transformando a educação. Por isso, é  importante que tenha esses momentos, que a escola esteja sempre de portas abertas para receber esses pais.

 

E, principalmente, a escola precisa estar motivada e oferecer esses projetos maravilhosos, onde os pais estejam engajados, que saibam o que acontece no dia a dia escolar das crianças. E é assim que eu trabalho, inclusive na minha sala de aula.”


Experiências em sala de aula

“Eu busco inovar em sala de aula, já tive um projeto de alfabetização, chamando Viajando com a arca de Noé, de Vinícius de Moraes.

 

Essa iniciativa foi o projeto escolar mais alfabetizador, os meninos foram alfabetizados no primeiro semestre do 1º ano. É um projeto lindo, todo baseado em músicas do Vinicius de Moraes.  

 

A gente trabalhava as palavras, as frases e até a consciência fonológica. Eles aprenderam a ler de uma forma tão lúdica, tão encantador, foi ótimo.

Agora, eu estou desenvolvendo um projeto da criação de um livro infantil junto com os alunos, que se chama – O livro que me levou a sonhar.  Inovar é preciso, é importante que os alunos participem ativamente das atividades em sala de aula”.

 

Assim como a Tereza, a Agenda Edu também acredita no poder da leitura e no engajamento escolar. Quando a escola busca aproximar os responsáveis da rotina escolar dos alunos e estreitar os laço familiares, o resultado é um melhor desempenho dos estudantes em sala de aula. Assim transformamos a educação.

 

A missão da Agenda Edu é justamente o engajamento escolar, aproximar escolas, alunos e responsáveis através de uma comunicação de qualidade.

Agenda Edu

Recent Posts

WhatsApp agora cobra por disparos em massa. Sua escola está preparada para isso?

Imagine uma escola com 100, 300, 500 ou até 1.000 alunos. Agora imagine essa escola…

2 semanas ago

Como fazer o processo de matrícula escolar mais fácil em 2025?

A época de matrícula escolar virou pesadelo para muitas escolas. Entre outubro e janeiro, gestores…

1 mês ago

Módulo Assinaturas: como a assinatura digital para escolas elimina o caos nas matrículas

A assinatura digital para escolas representa uma transformação fundamental na gestão educacional brasileira, eliminando a…

1 mês ago

Contrato escolar: boas práticas para manter a confiança das famílias

Você já parou para pensar que o contrato escolar pode ser um dos principais aliados…

1 mês ago

De conversas no WhatsApp a matrículas: o segredo para captar mais alunos

Toda matrícula começa com uma conversa. E, hoje, a maioria dessas conversas acontece pelo WhatsApp,…

2 meses ago

Agenda Edu no 20º Rabbit Crescer: Inovação, IA e o Futuro da Educação

Nos dias 26 e 27 de agosto, a edição 20ª Rabbit Crescer reuniu gestores e…

2 meses ago