Tendências em educação

WhatsApp na escola: quais são os problemas e soluções

A comunicação, assim como a educação, sempre está evoluindo. As antigas listas de telefone já quase não existem mais. Agora, todos os nossos contatos ficam no celular, mas será que utilizar o WhatsApp na escola é realmente eficiente


Os professores e responsáveis já estão acostumados em participar de diversos grupos, e consequentemente recebem mensagens a qualquer horário e acabam perdendo o controle sobre as informações. 


A seguir, entenda quais são os riscos de usar o WhatsApp na escola e como solucionar estes problemas:


Falta de controle 


Se você usa o aplicativo de mensagens instantâneas, sabe como é fácil receber centenas de mensagens por minuto. De repente, você está participando de diversos grupos com várias pessoas, todas falando ao mesmo tempo e enviando imagens, áudios, figurinhas e GIFs. 


Agora, imagine como é difícil para um professor que já tem uma rotina atribulada acompanhar dezenas de grupos de todas as suas turmas, além de receber mensagens particulares dos responsáveis e alunos.


Afinal, a partir do momento em que fazemos parte de um grupo, o contato fica acessível para todos. Um grande problema para a escola, não é mesmo?


Saiba como otimizar o tempo do seu professor


Fica fácil perder o controle, não ter tempo de responder e ainda receber mensagens a qualquer horário, até mesmo no fim de semana. Por isso, é preciso centralizar toda a comunicação escolar em um canal que seja feito e pensando para isso.


Excesso de informações do WhatsApp na escola


Todos os dias, somos bombardeados com diversas informações na televisão, celular e, claro, no WhatsApp. Tantos textos, fotos e áudios acabam se perdendo em um mar de gigabytes na memória do seu aparelho.


Então, fica ainda mais difícil encontrar comunicados importantes. Além disso, um usuário pode deletar posteriormente e a escola perde aquele registro, que pode ser importante para problemas futuros e até defesas judiciais. 



Conversas fora do horário


Como já explicamos, utilizar o WhatsApp na escola também abre espaço para receber mensagens de responsáveis e alunos a qualquer horário. Isso prejudica o planejamento e trabalho do educador, além de atrapalhar seu momento de folga.


Durante o ensino remoto emergencial, na pandemia da Covid-19, esse problema ficou ainda mais evidente. Com a distância, os estudantes acumularam ainda mais dúvidas e as famílias sentem mais ansiedade de ser respondida rapidamente.


Por isso, é tão importante criar um canal de comunicação unificado que seja acessado durante o horário de trabalho do professor. Essa medida não significa negligenciar as famílias, mas sim impor limites e compreensão entre todos. 


Dicas de ferramentas de escolas para aulas remotas


Dificuldade na gestão escolar


Não são só os professores que sentem desafios ao utilizar o WhatsApp na escola. Os gestores também mantêm uma comunicação constante, principalmente com os responsáveis, e ainda têm a responsabilidade de checar todas as comunicações da instituição. 


Essa tarefa se torna quase impossível utilizando o aplicativo de mensagens, já que além de precisar estar de olho em dezenas de grupos, não é possível acompanhar mensagens trocadas no privado. 


Conheça a rede com mais de 400 unidades que conseguiu fazer a transição de saída do WhatsApp


Qual é a solução para o WhatsApp na escola?


Então, agora que entendemos quais são as dificuldades de contar com o WhatsApp na escola, quais são as soluções? A antiga agenda de papel também é uma forma bastante falha de comunicação, mas não precisamos voltar tanto no tempo. 


Uma agenda escolar digital é uma solução pensada para facilitar todos os processos da escola. Você pode enviar comunicados, atividades, fotos, diários escolares, cardápios e criar eventos. 


A Agenda Edu já conecta mais de 3 mil escolas e mais de 1,5 milhão de usuários em todo o Brasil. Com essa plataforma, é possível reduzir em até 60% os custos com papel e impressão ao ano e otimizar em 16% o tempo semanal da equipe. 


Por que contar com uma agenda escolar digital em 2021?


Além disso, a escola pode fazer transmissões ao vivo, cobranças digitais para diminuir a inadimplência e ainda criar canais personalizados de comunicação. 


Todas as informações são enviadas diretamente pela Agenda Edu, garantindo registro e segurança dos dados. O gestor tem visibilidade sobre todas as comunicações e os professores centralizam as dúvidas. 


A escola também consegue acompanhar a adesão dos alunos e responsáveis, quem visualizou as notificações e quem está precisando de mais engajamento. 



Simplifique a comunicação da sua escola e transforme jornadas educacionais. Conheça a Agenda Edu e todas as suas soluções.


Agenda Edu

Recent Posts

WhatsApp agora cobra por disparos em massa. Sua escola está preparada para isso?

Imagine uma escola com 100, 300, 500 ou até 1.000 alunos. Agora imagine essa escola…

1 dia ago

Como fazer o processo de matrícula escolar mais fácil em 2025?

A época de matrícula escolar virou pesadelo para muitas escolas. Entre outubro e janeiro, gestores…

3 semanas ago

Módulo Assinaturas: como a assinatura digital para escolas elimina o caos nas matrículas

A assinatura digital para escolas representa uma transformação fundamental na gestão educacional brasileira, eliminando a…

4 semanas ago

Contrato escolar: boas práticas para manter a confiança das famílias

Você já parou para pensar que o contrato escolar pode ser um dos principais aliados…

4 semanas ago

De conversas no WhatsApp a matrículas: o segredo para captar mais alunos

Toda matrícula começa com uma conversa. E, hoje, a maioria dessas conversas acontece pelo WhatsApp,…

1 mês ago

Agenda Edu no 20º Rabbit Crescer: Inovação, IA e o Futuro da Educação

Nos dias 26 e 27 de agosto, a edição 20ª Rabbit Crescer reuniu gestores e…

2 meses ago